Levantamento da Quaest é o último antes do primeiro turno das eleições no Recife. Pesquisa mostra queda de João Campos e crescimento de Gilson Machado
por Cynara Maíra
Publicado em 05/10/2024, às 19h00
O levantamento da pesquisa Quaest foi a última análise antes do primeiro turno das eleições 2024 na Prefeitura do Recife.
Na pesquisa, o cenário mantém os números de diversos levantamentos, em que apresenta a vitória de João Campos (PSB) no primeiro turno das eleições.
Nos votos válidos, no qual se exclui os indecisos, brancos e nulos, João Campos estaria com 77% das intenções.
Na segunda posição, fica o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), com 12% dos votos válidos, colocando o candidato como segundo maior nome no Recife.
A pesquisa mostra que o ex-secretário de Turismo do governo Raquel Lyra (PSDB), Daniel Coelho (PSD), e a deputada estadual Dani Portela (PSOL) teriam 5% das intenções de voto, cada.
O candidato do Novo, Técio Teles, fica com apenas 1% das intenções de voto.
Na estimulada, o levantamento mostra uma queda de 6 pontos percentuais nas intenções de voto de João Campos, com 69% das intenções.
Enquanto isso, Gilson Machado (PL) cresceu cinco pontos percentuais, formando 16%. Na pesquisa anterior, o candidato detinha 11%.
Tanto Dani Portela quanto Daniel Coelho oscilaram dois pontos, saindo de 3% para 5%. Veja todos os números:
A pesquisa também questionou os eleitores sobre a performance dos candidatos no debate da Globo. 74% dos eleitores citaram que João Campos foi o melhor na programação. Número semelhante às intenções de voto, 13% relatou que Gilson que teve melhor desempenho.
Daniel Coelho e Dani Portela, cada um, teve 4% a afirmar que foram os melhores no debate. 1% não soube decidiu
O levantamento entrevistou 1.602 eleitores recifenses entre os dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número PE-09697/2024.
Leia também
@blogdojamildo