Eleições 2024: Primeiro candidato a registrar candidatura para prefeito do Recife é milionário

Tecio Teles (Novo) é o primeiro candidato a registrar a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral e valor de bens declarados surpreende

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 29/07/2024, às 15h34

Tecio Teles é candidato do NOVO no Recife - Foto: Divulgação
Tecio Teles é candidato do NOVO no Recife - Foto: Divulgação

Na última semana, o Partido Novo oficializou o nome de Tecio Teles como candidato à Prefeitura do Recife. No evento em que apresentou a empresária Kelly Souza como vice na sua chapa também foram oficializados 38 candidatos a vereança pelo partido.

O advogado, natural de Serra Talhada, também foi o primeiro candidato a registrar sua candidatura na Justiça Eleitoral. Defendendo pautas como o investimento no comércio do centro do Recife e armar a guarda municipal, Teles já foi secretário municipal de Educação de Belo Jardim, no Agreste e em 2023 foi chefe de gabinete da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania).

Essa não é a primeira vez que Tecio concorre a um cargo eletivo. Teles já pleiteou a vereança em 2008 pelo DEM e em 2020, já pelo NOVO.  Na primeira vez ficou como suplente e na segunda vez não foi eleito.

Ao acessar o site do TSE para consultar a "Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais", chama atenção o valor que o candidato declara ter em bens. Segundo o site, o total em bens é de R$ 1.230.000,00 (um milhão e duzentos e trinta mil).

O valor contrasta com os declarados em eleições anteriores pelo candidato. Em 2020 Tecio declarou ter um total em bens de R$ 310.000,00 (trezentos e dez mil).

Captura de tela do site do TSE
Novo é primeira candidatura a pedir registro na Justiça Eleitoral para prefeito do Recife - TSE

Quem é Tecio Teles?

Emanoel Tecio Teles Moraes, 34, é natural de Serra Talhada, sertão do estado, tem pós-graduação em direito administrativo e em planejamento e gestão pública pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Em uma pesquisa eleitoral feita pela CNN Brasil em parceria com o Instituto Atlas, Teles alcançou 1,8%, ficando à frente de outros pré-candidatos. No cenário onde a pesquisa analisou apenas o eleitorado mais à direita, a Atlas/CNN aferiu que Tecio Teles aparece em terceiro lugar, com 5,4% das intenções de voto.

O plano de governo apresentado pelo Novo se apoia em 11 eixos. Entre eles, o da segurança pública, geração de oportunidades, fiscalização e combate à corrupção e gestão eficiente. 

O Novo tem o objetivo de eleger três vereadores no Recife e conta com pré-candidatos a prefeituras de dois municípios: Camaragibe e Gravatá.

Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.

@blogdojamildo