Eleições 2024: Maria do Céu reforça protagonismo feminino do PSB no Recife

Maria do Céu, empreendedora e produtora cultural, concorre ao cargo de vereadora do Recife pelo Partido Socialista Brasileiro

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 29/07/2024, às 12h22

Maria do Céu é uma das vozes mais atuantes na militância LGBTQIA+ - Foto: Divulgação
Maria do Céu é uma das vozes mais atuantes na militância LGBTQIA+ - Foto: Divulgação

Nos próximos meses os recifenses irão às urnas para decidirem o nome do próximo ou da próxima chefe do executivo municipal, bem como quem irá ocupar as 37 cadeiras disponíveis na Casa de José Mariano.

Esse ano, visando fortalecer a presença feminina no âmbito legislativo, o PSB lançou a candidatura de Maria do Céu, produtora cultural e referência na defesa de políticas públicas para a população LGBTQIA+, como um potencial nome a ocupar uma cadeira na câmara do Recife.

Filiada ao PSB desde março deste ano, Maria diz que deseja contribuir ainda mais no debate e na construção de políticas públicas pensadas para todos os grupos sociais, principalmente os minoritários — grupos historicamente excluídos da garantia dos direitos fundamentais por questões étnicas, financeiras, questões de gênero e sexualidades.

Em entrevista ao Blog do Jamildo, Maria pontua sempre a importância de uma construção coletiva e plural, se afastando das polarizações, que, no seu entendimento, não contribuem para a eficácia dos processos democráticos.

Psicóloga por formação, Maria é fundadora de um dos empreendimentos mais conhecidos da cidade, o Clube Metrópole, no centro do Recife, espaço de lazer e acolhimento de várias gerações LGBTQIA+. Com mais de 44,9 mil seguidores nas redes sociais, Maria se tornou uma figura de relevância e sua pré-candidatura é celebrada por seus seguidores.

"Lembro quando você pensou em desistir da política e te falei que tua hora ainda iria chegar. Pois está vindo! Tudo no seu devido tempo. Você merece ser celebrada em vida, por toda a luta em prol da comunidade [LGBT]", declara um seguidor.

Seu histórico na vida pública conta com participação direta no Ministério da Cultura como representante no Nordeste. Na gestão, cita contribuições como o lançamento de um edital de cultura popular foi responsável pelo maior número de premiações até aquele momento. 

Pautas defendidas por Maria do Céu

Foto de Maria do Céu, ao lado de João Campos, atual prefeito do Recife, deputado Sileno Guedes e a secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires
Maria do Céu é filiada ao PSB - Foto: Divulgação

Além da militância e suas participações na defesa da população LGBTQIA+, Maria destaca a importância da discussão de pautas como a educação sexual nas escolas, meio ambiente, segurança pública e saúde mental.

Suas pautas se estendem também ao Recife do futuro. "Tenho grande esperança na recuperação do centro [do Recife], região onde sempre empreendi", afirma.

Maria também destaca em suas postagens nas redes sociais a necessidade de ocupar espaços no legislativo municipal, que, no seu entendimento, está sendo tomado pelo "reacionarismo e fundamentalismo", que inviabilizam discussões de interesse público, principalmente no combate à discriminação e a violência contra pessoas mais vulneráveis.

"A minha candidatura representa uma voz progressista, contra retrocessos em um momento em que o reacionarismo cresce também no legislativo dos municípios", disse ao Jamildo.com

Pautas como cultura e turismo também ocupam lugar de destaque nos debates promovidos por Maria.

Maria foi filiada ao Partido Popular Socialista (PPS) onde chegou a disputar nas eleições municipais para vereadora em 2016, mas não foi eleita.

"Com minhas lutas sociais e atividades profissionais, entendi que podemos aliar diversidade e desenvolvimento. Quero garantir respeito e dignidade às mulheres, aos LGBTQIA+, valorizar a cultura, o turismo, o meio ambiente e a economia criativa que pulsa em nossa cidade", afirma Maria.

No próximo domingo (04/8) acontece a convenção do PSB no Recife. Maria defende a importância da continuidade do trabalho já desempenhado pelas gestões do PSB, que sempre se preocuparam com a cidadania LGBT, mas que agora só falta eleger uma figura que tenha esse comprometimento direto."Uma pessoa que faz, que fez e que vai continuar fazendo", declara.

Acompanhe notícias de economia e política em jamildo.com, editado pelo jornalista Jamildo Melo, ex-titular do Blog de Jamildo do Jornal do Commercio (JC).

@blogdojamildo