Eleições 2024: Caruaru tem polarização entre aliados de Raquel Lyra e João Campos, diz pesquisa

Pesquisa mostra cenário de polarização nas eleições municipais de Caruaru. Endossados por João Campos e Raquel Lyra são os principais nomes

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 29/07/2024, às 08h05

Rodrigo Pinheiro e Raquel Lyra durante anúncio da pré-candidatura de Rodrigo Pinheiro - Elvis Edson- Divulgação
Rodrigo Pinheiro e Raquel Lyra durante anúncio da pré-candidatura de Rodrigo Pinheiro - Elvis Edson- Divulgação

A disputa pela Prefeitura de Caruaru parece manter a polarização entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito do Recife João Campos (PSB). 

Segundo informações da pesquisa Simplex/CBN Recife divulgada nesta segunda-feira (29), as intenções de voto mostram um empate técnico entre o atual prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o ex-líder do Executivo de Caruaru Zé Queiroz (PDT). 

João Campos e Raquel Lyra marcam disputa em Caruaru

Enquanto Rodrigo é o antigo vice de Raquel e tem o endosso da governadora, Zé Queiroz tem como um dos principais partidos de sua aliança o PSB.

João Campos foi o responsável por anunciar o apoio de sua sigla à pré-candidatura de Queiroz, ainda em março desse ano. "Não tem ninguém que possa falar mais da capacidade de inovar do que José Queiroz", disse o prefeito do Recife na época. 

Raquel Lyra também esteve no lançamento da pré-candidatura de Rodrigo Pinheiro.

"Você está pronto para assumir esse compromisso com a força do voto de Caruaru (...) O PSDB é o partido que mais vai crescer em Pernambuco nesta eleição, e crescerá tendo Caruaru como referência", disse a governadora durante o ato.

Mesmo que em empate, o levantamento da Simplex com a CBN ainda apresenta uma vantagem numérica para Rodrigo Pinheiro, que marca 27% nas intenções de voto. Enquanto isso, Zé Queiroz está 4,2 pontos abaixo, com 22,8% do eleitorado de Caruaru. 

Em um cenário de segundo turno entre Queiroz e Pinheiro, ainda há empate técnico, mas a vantagem para o atual prefeito continua. Rodrigo teria 29,9%, enquanto o ex-líder do Executivo teria 25,7%, mantendo a diferença de 4,2%.

Resultados dos demais políticos

Os pré-candidatos fora da polarização entre João e Raquel têm índices mínimos. Nenhum dos outros nomes selecionados chegam a cinco pontos no levantamento. 

O deputado federal do PL, Fernando Rodolfo ficaria em terceiro lugar na pesquisa, com 2,4%. Empatados tecnicamente também estão o artista Armandinho (Solidariedade), com 2% e o ex-diretor de marketing da Empetur Tonynho Rodrigues (MDB).

A candidata Michelle Santo (PSOL) constava no levantamento, mas não adquiriu porcentagem na análise. 

Ainda em período de pré-campanha, muitos eleitores ainda não sabem em quem irão votar na cidade de Caruaru. 28,5% declaram que estão indecisos, enquanto 15,3% afirmam que votarão branco ou nulo nas eleições 2024. 

Sobre a Pesquisa

A pesquisa entrevistou 400 eleitores de Caruaru presencialmente no dia 22 de julho. A margem de erro é de 4,85 pontos para mais ou para menos, com índice de confiabilidade de 95%. O levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-04026/2024. 

@blogdojamildo