Políticos candidatos para Prefeitura do Recife fazem ações em primeiro fim de semana de campanha para as eleições municipais de 2024
por Cynara Maíra
Publicado em 19/08/2024, às 09h18
Com o início do período de campanha eleitoral na sexta-feira passada (16) os candidatos para Prefeitura do Recife utilizaram o fim de semana para aumentar as mobilizações pela cidade.
Confira as principais ações de João Campos (PSB), Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (PSOL), Gilson Machado (PL) e Técio Teles (NOVO) no final de semana para o começo das propagandas eleitorais.
O sábado (17) de João Campos foi marcado pela sua ação como cabo eleitoral dos candidatos a vereador dos partido da sua coligação. O prefeito do Recife acompanhou o lançamento da candidatura de Rubem Rodrigues e a inauguração do comitê dos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Fabiano Ferraz (MDB).
Antes de inaugurar o seu próprio comitê de campanha, João começou o domingo (18) participando de uma corrida de rua no Recife. No vídeo para suas redes sociais, o político utilizou o momento para mostrar algumas das entregas que ainda ocorrerão em obras pela cidade.
O prefeito do Recife abriu o comitê central da Frente Popular do Recife com dancinha de brega funk e bonecos do candidato em diversas roupas, inclusive uma com o famoso "nevou" e o óculos juliet.
O candidato do PSB usou o evento para alfinetar seus adversários ao afirmar que os políticos pareciam séries da Netflix por "só aparecerem de temporada em temporada".
Em uma posição confortável de candidato à reeleição com alta aprovação nas pesquisas, João Campos não parece ter objetivo de desacelerar na campanha eleitoral.
Nesta segunda-feira (19), às 12h30, João Campos participa de uma sabatina com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi).
O ex-secretário do Turismo de Raquel Lyra (PSDB) usou o sábado para criticar a gestão de João Campos. Em uma caminhada ao lado do vereador Davi Muniz, Daniel Coelho mobilizou seus eleitores até o Mercado da Várzea.
Daniel utilizou o momento para conversar com moradores e comerciantes do local. O foco foi nas críticas do ex-secretário pela situação do Mercado Público da Várzea.
"O Mercado da Várzea é um símbolo da resistência dos comerciantes, mas também do descaso com o qual a cidade vem sendo tratada. Estamos vendo um espaço com um potencial gigantesco, mas que sofre com vários problemas, como falta de manutenção e higiene precária", afirmou o candidato da coligação Recife Levado a Sério.
Durante a visita, Daniel afirmou que, se eleito, dará prioridade para o início das obras no mercado. O ex-secretário criticou a demora no início das construções no Casarão da Várzea, local abandonado há mais de 30 anos.
No domingo, o ex-secretário de Raquel convocou a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) para participar de um "adesivaço" de carros no bairro de Boa Viagem. Priscila chegou a adesivar alguns carros, em um vídeo, Daniel brincou: "tô fraco de adesivadora aqui no comitê".
A deputada estadual Dani Portela começou o sábado no lançamento da candidatura da ex-codeputada da Juntas Jô Cavalcanti (PSOL) para Câmara de Vereadores do Recife.
Dani também esteve no Mercado da Boa Vista para conversar com apoiadores e assinar a carta-compromisso da AmeCiclo sobre o comprometimento com a mobilidade sustentável.
No domingo, a candidata foi ao II Ato Suprapartidário " Do lado esquerdo da rua", no bairro da Várzea. O evento do Núcleo Cultural Ecossocial Vida Verde promoveu uma roda de conversa exclusiva para mulheres para discutir política.
Com um início de campanha mais ameno, ao participar na sexta de um culto de ação de graças no Colégio Presbiteriano Mackenzie Agnes, Gilson Machado iniciou efetivamente sua mobilização na manhã de domingo, ao participar de um adesivaço no seu comitê de campanha, localizado no bairro do Pina.
Gilson aproveitou o momento para pedir que os conservadores divulguem sua candidatura como o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Recife.
O ex-ministro do Turismo aproveitou o momento para chamar para sua candidatura os conservadores que estejam "do lado de lá", ao citar pessoas mais à direita que pretendem votar em outros candidatos.
"A gente vai virar esse jogo. Recife é de direita e tem que voltar a respirar, a ter esperança", em citação indireta à popularidade de João Campos nas últimas análises. "Pegue esse vídeo, pegue um jumento, monte nele, num cavalo, numa moto e espalhe. Recife todinha vai dar a resposta", afirmou Gilson Machado.
O candidato do Novo para Prefeitura do Recife, Técio Teles, fez campanhas em diversos bairros no Recife, em companhia de candidatos a vereador, para discutir com comerciantes e empreendedores.
"Conversei com comerciantes locais, donos de armazéns e estabelecimentos comerciais, e estou comprometido em criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento dos negócios”, afirmou Técio.
Já na sexta-feira, Técio lançou seu Plano de Governo, com foco no liberalismo econômico.
Nesta segunda-feira (19), o candidato inaugurará a sabatina da TV Tribuna com os políticos que pleitam a Prefeitura do Recife nas eleições 2024. A entrevista ocorrerá com o apresentador Moab Augusto e o diretor de jornalismo do canal, Fernando Rêgo Barros.
O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog de Jamildo no Jornal do Commercio (JC).
Leia também
@blogdojamildo