Eleições 2024: Datafolha lança primeira pesquisa sobre disputa no Recife após início de campanha

Primeira pesquisa após início da campanha eleitoral no Recife será publicada nesta semana. Cenário deve manter liderança de João Campos

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 19/08/2024, às 07h55

Da esquerda para direita João Campos (PSB), Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (PSOL), Gilson Machado (PL), Simone Fontana (PSTU). Esses são os candidatos para Prefeitura do Recife - Montagem jamildo.com
Da esquerda para direita João Campos (PSB), Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (PSOL), Gilson Machado (PL), Simone Fontana (PSTU). Esses são os candidatos para Prefeitura do Recife - Montagem jamildo.com

A Pesquisa Datafolha, do jornal Folha de São Paulo em parceria com a TV Globo, lançará na quarta-feira (22) o primeiro levantamento sobre as eleições 2024 no Recife após o início da campanha eleitoral na cidade. 

A análise irá definir o cenário inicial do período eleitoral na capital pernambucana. O período de campanha começou oficialmente na última sexta-feira (16). Além do Recife, também serão divulgadas pesquisas em São Paulo, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. 

@blogdojamildo Nova pesquisa do Datafolha irá mostrar como anda a intenção de voto dos recifenses. Não perca os detalhes no Blog do Jamildo. 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo#notícia#blogdojamildo♬ som original - Blog do Jamildo

O Datafolha já realizou uma pesquisa sobre as eleições municipais no Recife em 2024. Em 8 de julho, o instituto lançou um levantamento que apontou uma larga vantagem para o atual prefeito da cidade, João Campos (PSB). 

Na pesquisa, João Campos conseguiu 75% das intenções de voto, em ampla vantagem na cidade. Em seguida, vinham: 

  • O ex-secretário de Turismo do governo Raquel Lyra Daniel Coelho (PSD), com 7% 
  • O ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro Gilson Machado (PL), com 6% 
  • A deputada estadual Dani Portela (PSOL), com 3% 
  • O advogado Técio Teles (Novo), com 1% 
  • A sindicalista Simone Fontana (PSTU), com 1% 
  • 5% afirmou que pretende votar em branco ou anular os votos
  • Indecisos formaram 2%

O levantamento anterior também mostrou que João Campos era conhecido por 100% dos entrevistados no Recife, enquanto Gilson Machado e Simone Fontana foram os menos conhecidos, com 35% a afirmar que conhecia o ex-ministro do Turismo e 27% a sindicalista. 

Com relação à avaliação dos eleitores recifenses sobre a gestão do atual prefeito. 69% afirmou que considerava a administração de João Campos "ótima e boa", 24% declarou ser regular e 6% apontou como "ruim ou péssima". 1% não soube responder.

"João Campos nada de braçada", afirma jornal

Sobre os cenários na disputa, a pesquisa Datafolha deve manter João Campos na liderança. Uma análise de dados do Datafolha desde 2004, feita pela coluna "Pulso" do jornal O Globo, afirma que o prefeito do Recife "nada de braçada" em popularidade.

Como gestões com avaliações mais amenas (confira os números na tabela abaixo) conseguiram a reeleição, os dados estariam a favor do atual prefeito do Recife, que atingiu patamares inéditos na cidade esse século.

O recorte dos dados do Datafolha desde 2004 mostra que João Campos atingiu os melhores índices de popularidade no Recife desde 2004 ao ultrapassar a gestão de João Paulo (PT) em setembro de 2008, que detinha 54% de avaliações "ótimo e bom". 

Em um fato curioso, enquanto liderava com melhor avaliação, a gestão de João Paulo em seu segundo mandato teve os piores números em 2012, com apenas 24% de "ótimo e bom", 35% "ruim e péssimo" e 37% "regular". 

@blogdojamildo