Eleições 2024: Em Maceió, um céu de brigadeiro para a reeleição do prefeito JHC

Confira os detalhes da mais recente levantamento realizado pela Paraná Pesquisas sobre os candidatos à Prefeitura de Maceió

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 27/06/2024, às 13h09

Foto do atual prefeito JHC (PL), candidato à reeleição pela Prefeitura de Maceió - Foto: Secom
Foto do atual prefeito JHC (PL), candidato à reeleição pela Prefeitura de Maceió - Foto: Secom

O mais recente levantamento feito pela Paraná Pesquisas apresenta os números da pesquisa de opinião realizada na capital alagoana para os nomes que concorrem à prefeitura da cidade. Confira os resultados ao longo da matéria.

Em todos os cenários, o atual prefeito JHC, João Henrique Caldas (PL), apresenta uma larga vantagem sob os outros nomes que podem disputar no pleito de 2024.

A gestão de JHC é aprovada por 76,9% dos eleitores de Maceió. Em abril, a mesma Paraná já apontava o alto índice de aprovação, eram 74,1%.Entre os mais jovens (16 a 24 anos) o pré-candidato do PL tem maior aprovação (84,1%).

A jovialidade e interação nas mídias sociais são fatores que colaboram para essa popularidade, apontam observadores do cenário político local. 

Em 2020, JHC foi eleito pelo PSB e recentemente migrou para o PL, partido de Bolsonaro. Conforme apurado pelo Blog de Jamildo, mesmo representando um eleitorado mais conservador e à direita, a opinião do ex-socialista não fica muito clara quanto ao governo do presidente Lula (PT), que mantém uma relação respeitosa e de “afagos”, apontam.

Em todos os quatro cenários avaliados pela Paraná, JHC ganharia com folga caso as eleições fossem hoje.

Outro nome que aparece em segundo lugar no primeiro cenário da estimulada é o do deputado federal Alfredo Gaspar, do União Brasil, com 14,9%. 

No segundo cenário, o segundo nome é o de Davi Davino Filho (PP), com 15,7%. No terceiro cenário, novamente o nome de Alfredo Gaspar (UB), surge na disputa, dessa vez com 19,0%. Já no quarto e último cenário da estimulada, Rafael Brito (MDB), aparece com 7,1%.

Conforme apurado pelo Blog, o PT não terá candidatura própria na cidade, mas negocia acordos com o MDB para apoiar a candidatura de Rafael Brito no pleito.

Pior cabo eleitoral em Maceió (AL)

Foto do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), ao centro
Foto do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), ao centro - Mário Agra / Câmara dos Deputados

O pior cabo eleitoral é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), com 54,7% afirmando que jamais votariam, seguido do ex-governador Renan Filho, com 51,6% e do presidente Lula (PT), com 50,1%.

A mesma pesquisa aponta que o impacto do apoio de Jair Bolsonaro é grande. 29,7% afirmaram votar com certeza no candidato apoiado pelo ex-presidente. Maceió foi a única capital do Nordeste onde Bolsonaro ganhou na última eleição.

Mas, o apoio de Lula também tem um impacto equivalente. 24,9% afirmaram votar com certeza no candidato apoiado pelo petista. Em Maceió, o governo de Lula é aprovado por 48,8%, com popularidade maior do público feminino (51,5%) e entre as pessoas de 60 anos ou mais (57,7%).

Metodologia da Pesquisa

Os dados foram coletados entre os dias 20 e 25 de junho de 2024. Foram ouvidas 680 eleitores; o nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º AL-02718/2024 para o cargo de Prefeito.

Acompanhe notícias de economia e política em jamildo.com, editado pelo jornalista Jamildo Melo, ex-titular do Blog de Jamildo do Jornal do Commercio (JC).