Eleições 2024: Saiba mais sobre a corrida eleitoral em Salvador

Confira os resultados do levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa para a Prefeitura de Salvador nas eleições 2024

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 05/06/2024, às 12h57

Unidos pela reeleição, Bruno Reis e ACM Neto representam uma aliança de longas datas - Reprodução/Redes Sociais
Unidos pela reeleição, Bruno Reis e ACM Neto representam uma aliança de longas datas - Reprodução/Redes Sociais

A corrida eleitoral oficial de 2024 está prestes a começar. Em Salvador, o mais recente levantamento da Paraná Pesquisas aponta um cenário favorável para o atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil), que busca a reeleição e é o favorito na disputa pela prefeitura.

Na pesquisa estimulada, Bruno Reis aparece com uma vantagem significativa, obtendo 64% das intenções de voto.

Além disso, sua gestão registra uma aprovação recorde de 74%, enquanto a desaprovação é de 21,9%. A aprovação é maior entre as mulheres e jovens de 25 a 34 anos.

Pelas redes sociais, Bruno Reis anunciou a sua pré-candidatura em evento ao lado de líderes políticos. Confira:

Em segundo lugar na corrida eleitoral, o vice-governador do Estado, Geraldo Júnior (MDB), surge com 11% das intenções de voto.

Na próxima semana, acontecerá o evento de pré-campanha na Arena Fonte Nova. O terceiro colocado na lista é o candidato do PSOL, Kleber Rosa, com 3,8%.

Rejeição entre os candidatos

A pesquisa também aponta o índice de rejeição entre os candidatos à prefeitura. Geraldo Júnior (MDB) lidera com 38% das citações, enquanto Bruno Reis tem a menor rejeição, com 19,8%. A elevada taxa de rejeição de Geraldo Júnior pode ser atribuída à gestão do atual governador do Estado Jerônimo Rodrigues, do PT.

Caciques Nacionais

Segundo o levantamento da Paraná Pesquisas, haverá um embate também entre os caciques nacionais. O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) e aliado de Bruno Reis rivaliza com Lula em termos de influência na votação. Neto aparece com 33,9% das citações, enquanto Lula tem 32%.

A boa notícia para Geraldo Júnior é que o ministro Rui Costa, do PT, é apontado como o terceiro nome mais influente na eleição local, superando até mesmo o atual governador.

Pior cabo eleitoral

Pela pesquisa, Bolsonaro é apontado como o pior cabo eleitoral, com 14,8% das citações.

Detalhes da pesquisa

O instituto realizou o levantamento entre os dias 29 de maio e 03 de junho de 2024. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BA-01943/2024 para o cargo de prefeito. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.