Eleições 2024: candidato a vereador citado em denúncia das creches é eleito no Recife

Nome do candidato a vereador Júnior de Cleto é citado em denúncias das creches parceiras da Prefeitura do Recife, situação ainda passa por análise

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 07/10/2024, às 09h26

Júnior de Cleto foi eleito no Recife - Foto: Divulgação
Júnior de Cleto foi eleito no Recife - Foto: Divulgação

Com quase 10 mil votos nas urnas no primeiro turno, Júnior de Cleto (PSB) entrou oficialmente na Câmara de Vereadores do Recife.

Apesar dos índices positivos e ter chegado na 22ª posição dos mais votados, segundo as apurações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o nome do político foi citado em polêmica. 

Júnior de Cleto é citado em denúncias sobre creches

Dentre as denúncias apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) sobre supostas irregularidades nas creches parceiras da Prefeitura do Recife, o nome de Cleto era citado

Isso porque, além das denúncias de supostas irregularidades de segurança nas instituições de ensino, também havia acusações de favorecimento político nas creches parceiras. 

A alegação dos denunciantes era de que muitas creches estavam diretamente ligadas com candidatos a vereador da Prefeitura do Recife e de que, supostamente, esses nomes trocavam vagas nas instituições por votos. A situação ainda está sendo investigada pelo Tribunal de Contas. 

Os denunciantes afirmam que Júnior de Cleto teria gravado um vídeo no mês de junho em uma creche parceira na Linha do Tiro, enquanto o presidente da associação seria apoiador do candidato. O parecer inicial do TCE não encontrou o material em questão

Ainda será realizada uma investigação especial sobre as creches parceiras. Por conta do impacto de um eventual fechamento das instituições, a recomendação foi manter os locais abertos até o fim da análise sobre o assunto

Caso das creches e as eleições

O caso das creches foi altamente utilizado pelos adversários do PSB no Recife, principalmente a campanha do candidato Gilson Machado Neto (PL) para tentar diminuir a popularidade da gestão João Campos.

Apesar dos esforços, Campos bateu recorde de votação no Recife, com 78% dos votos válidos.

Situação semelhante ocorreu com a bancada do PSB na Câmara de Vereadores, já que a legenda saiu de 12 vereadores para 15, apesar da diminuição do número de cadeiras no Legislativo Municipal.

Mesmo que não tenha causado o efeito eleitoral desejado pelos principais envolvidos em divulgar as denúncias, o Tribunal de Contas ainda avalia a situação do caso das creches parceiras. 

@blogdojamildo