Com apoio da líder do Governo, conselheiros de Noronha cobram a Álvaro Porto urgência na sabatina do novo administrador

O presidente do Conselho Distrital de Noronha, Milton Luna, e os conselheiros Cassiana Barros e Daniel Alexandre foram até a Alepe cobrar sabatina

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 13/05/2025, às 20h34 - Atualizado em 14/05/2025, às 09h42

O presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna, leva ocumento a Porto, na Alepe - Divulgação
O presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna, leva ocumento a Porto, na Alepe - Divulgação

Na tarde desta terça-feira (13), a deputada estadual Socorro Pimentel, líder do Governo na Alepe, recebeu no plenário da Casa o presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna, e os conselheiros Cassiana Barros e Daniel Alexandre.

Eles foram até a Alepe levar um requerimento assinado pelos 7 conselheiros da ilha a ser entregue ao presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto.

O documento pede que a sabatina do advogado Virgílio Oliveira, indicado do Governo do Estado para assumir a administração do arquipélago, seja pautada com urgência na Casa.

“Noronha é uma ilha, é um barco, e o comandante precisa assumir o seu posto. É cultural, a população nos cobra pelo administrador. A governadora teve o cuidado de colocar um adjunto, mas precisamos que o administrador esteja no seu posto, mostre o projeto que ele tem para Noronha e nós do Conselho estaremos lá pra fiscalizar e ajudar. Fernando de Noronha é um patrimônio da humanidade e precisa ser tratada com mais responsabilidade”, disse Milton Luna, presidente do Conselho Distrital de Noronha, em informe ao site Jamildo.com.

Socorro Pimentel e Álvaro Porto

A líder do governo, deputada Socorro Pimentel, disse que "espera sensibilidade" do presidente da Casa para que essa questão seja destravada.

“Essa manifestação por parte do Conselho demonstra claramente a preocupação da sociedade local com a atual paralisação administrativa. O que deveria ser um rito legal e célere se arrasta sem justificativa, comprometendo a governabilidade em Noronha. Sigo confiante na responsabilidade e no bom senso da presidência da Casa e dos demais pares para que possamos resolver essa questão de uma vez por todas”, afirmou.

O caso da sabatina pode ser incluído no cabo de guerra da Alepe com a governadora e vice-versa. Ao que parece, o deputado Alberto Feitosa, aliado de Porto, tem segurado a marcação da sabatina, enquanto os deputados cobram o pagamento de emendas atrasadas.

Diário Oficial - Nesta quarta-feira (14), saiu a publicação do encaminhamento do OFÍCIO 05/2025 – do presidente da Assembleia Popular de Noronha, cobrando também a urgência na Sabatina do
Administrador Geral de Fernando de Noronha. O documento foi distribuído à primeira comissão, de Constituição, Legislação e Justiça, a CCLJ.