O deputado estadual José Patriota faleceu nesta terça-feira (17). A família do político anunciou a morte nesta manhã com informações sobre o velório
por Cynara Maíra
Publicado em 17/09/2024, às 07h11 - Atualizado às 07h51
*Matéria em atualização*
Faleceu na manhã desta terça-feira (17), o deputado estadual José Patriota, do PSB, aos 63 anos. A informação foi divulgada pela família do político.
O corpo do deputado será velado no prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) das 10h às 13h desta terça, antes de ser levado para o Centro Desportivo Municipal de Afogados de Ingazeira.
Ainda em junho, o político foi homenageado na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) ao receber o título de presidente de honra da entidade. Patriota chegou a presidir a Amupe por mais de uma década.
José Patriota não pôde participar da homenagem por conta do câncer em tratamento, mas gravou um vídeo agradecendo o gesto.
José Patriota nasceu em Tabira, no Sertão de Pajeú, e teve quatro filhos com Dona Madalena.
O deputado iniciou sua vida política em Afogados da Ingazeira, local em que será seu enterro e que atuou como vereador, vice-prefeito e prefeito. Na eleição de 2012, Patriota conseguiu se eleger em Afogados da Ingazeira com 80% dos votos.
Assistente social de profissão, Patriota já foi secretário do ex-governador Eduardo Campos e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos.
Antes de assumir o Pro-Rural na gestão de Eduardo Campos, Patriota ficou conhecido por sua luta pelos atingidos pelas enchentes no estado.
Em 2018, o político descobriu um câncer no fígado do qual tratava desde então. Ainda em 2022, José Patriota conseguiu se eleger para Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com mais de 40 mil votos.
Um dos principais feitos de José Patriota foi a articulação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), em 2013. O fundo assegurava para os municípios do estado valores para área de infraestrutura, saúde, segurança, desenvolvimento social e meio ambiente.
Na época da homenagem da Amupe, a Prefeita Ana Célia, de Surubim, afirmou que "Patriota manteve a Amupe como uma casa de diálogo e consenso [...] não houve divisão, não houve bate chapa, porque o norte que ele dava era sempre os interesses das pessoas na ponta".
Após a notícia do falecimento, a governadora Raquel Lyra (PSDB) apresentou uma nota de pesar, demonstrando tristeza pelo falecimento. Raquel anunciou que irá decretar luto oficial pela morte de José Patriota.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), também lamentou o falecimento, chamando-o de "grande líder sertanejo e amigo".
"A Alepe se despede de Patriota com tristeza e gratidão. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, ao povo de Afogados da Ingazeira e de todo o Pajeú! Que Deus conforte a todos nós nesta hora de dor e saudade", afirmou Porto.
Leia também
@blogdojamildo