Ex-presidente da Amupe José Patriota recebe título de presidente de honra da entidade por serviços prestrados
por Jamildo Melo
Publicado em 13/06/2024, às 21h53
Em uma solenidade que durou cerca de duas horas, a Associação Munipalista de Pernambuco (Amupe) realizou uma bela e justa homenagem ao deputado estadual José Patriota (PSB), que chegou a dirigir a entidade por mais de uma década.
Em tratamento de sáude, o homenageado não pode comparecer ao evento, mas gravou um video de agradecimento. Por conta da doença, Patriota também não participou este ano da Marcha dos Prefeitos, em Brasília, proibido de pegar um avião pelos médicos.
"Teimoso e lutador, ele vai superar este momento desafiador", afirmou Doriel Barros, deputado estadual pelo PT e que prestigiou o evento.
No final da cerimônia, o presidente da Amupe, Marcello Gouveia, colocou em votação e aprovou com os prefeitos presentes uma mudança no estatuto da entidade que tornou José Patriota presidente de honra da entidade.
"Patriota é o maior líder municipalista deste Brasil", declarou, em um evento marcado pela emoção.
Além de destacado como um grande ser humano, os discursos lembraram a ousadia de Patriota, que chegou a articular com a CNN a realização de um evento internacional sobre municipalismo, iniciativa apenas interrompida pela pandemia de coronavírus.
"Não se impõe liderança. Patriota é um líder por natureza", afirmou Neguinho de Zé Arlindo, ex-prefeito de Cedro.
Outros lembraram a realização dos congressos anuais da Amupe, mas o maior feito, sem sombra de dúvidas, foi a articulação para a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), em 2013, ainda no governo Eduardo Campos.
O FEM foi anunciado pelo então governador durante encontro entre os 184 prefeitos do Estado, na cidade de Gravatá, Agreste de Pernambuco. Os valores eram destinados às áreas de infraestrutura urbana e rural, educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade.
Com quatro filhos, casado com Dona Madalena, nascido em Tabira, os amigos lembraram no evento que Patriota começou sua vida como assessor do STR de Afogados e logo depois da FETAPE, assessorando os Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Polo do Pajeu. Na região, ele atuou ainda ao lado da luta pelos atingidos pelas barragens, antes de assumir o Pro-Rural, com Eduardo Campos.
Quando disputou e venceu as eleições em Afogados da Ingazeira, em 2012, teve 80% dos votos.
Ana Célia, prefeita de Surubim, disse que Patriota era um amigo e professor, antes de destacar o caráter democrático de sua gestão.
"Como um democrata, Patriota manteve a Amupe como uma casa de dialogo e consenso, mesmo a gente tendo aqui 17 partidos representados. Não houve divisão, não houve bate chapa, porque o norte que ele dava era sempre os interesses das pessoas na ponta", afirmou, citando a adesão de 100 dos prefeitos à entidade.
Ana Célia destacou ainda o orgulho que sentia em viajar à Brasília e apresentar-se como sócia da Amupe, com assento na Confederação Nacional dos Municípios (CNM). "Mesmo com o desgaste que os políticos enfrentam, o nome de Pernambuco é sinônimo de respeito em Brasília". Ela destacou ainda que Patriota promovia uma super representação de mulheres, com cinco de oito dos cargos, algo inédito na entidade.
A prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, lembrou que Patriota tem um sorriso que ilumina e uma voz que une, mas o principal característica era o exemplo da prática política. "A política se faz com seriedade. O exemplo de Patriota nos ensina a andar com a cabeça erguida porque nós podemos mudar a vida das pessoas"
Márcia Conrado, que já dirigiu a Amupe, a convite de Patriota, em 2023, dois anos após ter sido eleita, falou em admiração e carinho pelo colega. "O que mais nos chama a atenção é o cuidado dele com a família da Amupe"
O atual prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, que recebeu a homenagem com a incumbência de entrega-la em mãos a Patriota, destacou a força, a resiliência e esperança que o sertanejo encarna.
"Patriota é uma escola de humanismo e do bem fazer. Ele é um construtor de sonhos e sua voz ecoa nesta sala em prol dos mais empobrecidos. Eu posso garantir que o coração dele transborda com todo este reconhecimento, mas a mensagem que fica é a importância de cuidar do próximo. Se ele está doent ehoje é porque não tinha hora para dormir, não tinha hora para acordar, ou alimentar-se bem, porque o desejo era se alimentar de justiça social" frisou.
Leia mais em Jamildo.com, jornalismo sério, informação precisa!
>>> Palmares ganha polo empresarial com investimento de R$ 5,7 milhões
@blogdojamildo