Augusto Coutinho assume liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados

Deputado pernambucano foi oficializado líder do Republicanos na Câmara e passa a conduzir a atuação da bancada nas principais pautas legislativas

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 04/02/2026, às 16h18

Imagem Augusto Coutinho assume liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados

Augusto Coutinho assumiu a liderança do Republicanos na Câmara

Escolha foi formalizada com apoio da bancada

Deputado participou de reuniões sobre PEC da Segurança e trabalho por aplicativos

Parlamentar exerce o quarto mandato e coordena a bancada de Pernambuco

Deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE) assumiu a liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (4). A escolha foi formalizada pela legenda após o parlamentar reunir o apoio necessário da bancada para ocupar a função.

Ao comentar a confirmação, Augusto Coutinho afirmou que a nova atribuição exige responsabilidade na condução das pautas legislativas. “Com muita honra e felicidade, estamos assumindo a Liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados. Será uma missão marcada por muito trabalho e responsabilidade”, declarou em publicação nas redes sociais.

O deputado destacou, ainda, o papel do partido no cenário político nacional e a expectativa de ampliação da atuação da legenda. “Um dos principais partidos de nossa democracia, com perspectiva de crescimento no Congresso Nacional, nas casas legislativas estaduais e no Poder Executivo”, afirmou.

Augusto Coutinho já comandou reunião da bancada do Republicanos com o relator da Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública, deputado Mendonça Filho (União-PE). O parlamentar participou de encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar da regulamentação do trabalho por aplicativos, tema do qual é relator.

Em seu quarto mandato consecutivo na Câmara, o deputado também divide a coordenação da bancada de Pernambuco no Congresso Nacional com o deputado Carlos Veras (PT-PE).