Amupe em Brasília: Pedro Freitas articula parcerias para 9º Congresso de Municípios

Vice-presidente da Amupe, Pedro Freitas, busca parcerias com Governo Federal, Caixa e BB para o 9º Congresso de Municípios, que será realizado em abril de 2026

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 12/11/2025, às 14h31

Pedro Freitas esteve no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), em Brasília. - Foto: Divulgação
Pedro Freitas esteve no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), em Brasília. - Foto: Divulgação

O vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, iniciou uma rodada de agendas em Brasília ao longo desta semana com o objetivo de articular parcerias para o 9º Congresso Pernambucano de Municípios.

O evento está programado para ocorrer nos dias 27 e 28 de abril de 2026, no Centro de Convenções de Pernambuco. As reuniões tiveram início na segunda-feira (10) e se estenderam pela terça-feira (11), focando em órgãos e instituições financeiras e de governo.

As visitas se concentraram em buscar apoio do Governo Federal e de bancos públicos.

Pedro Freitas esteve reunido no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), com as coordenadoras Regina Lemos e Tâmara Costa, e na Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Seaf), com o secretário Júlio Pinheiro e o gerente-executivo Gileno Gomes.

Segundo o vice-presidente, o objetivo é garantir um Congresso de Municípios que aprofunde as discussões sobre o futuro das cidades e o fortalecimento das administrações locais.

As instituições financeiras federais também foram alvo das articulações.

Na Caixa Econômica Federal, o vice-presidente interino de Agente Operador, Rodrigo Hideki, recebeu o convite do congresso diretamente de Pedro Freitas.

No Banco do Brasil, o prefeito foi recebido por Carlos Henrique Jogaib, gerente da diretoria de governo, além de outros representantes da instituição.

Nosso objetivo é realizar um congresso cada vez mais participativo, que envolva as pessoas e coloque a gestão municipal no centro das discussões sobre o futuro das cidades. Buscamos parcerias que contribuam para o fortalecimento das administrações públicas e para a troca de experiências entre os gestores pernambucanos”, afirmou Pedro Freitas.

As parcerias visam trazer experiências e soluções de gestão para os prefeitos e gestores pernambucanos.

Embora o tema central do 9º Congresso de Municípios ainda não tenha sido anunciado oficialmente, Pedro Freitas adiantou que o foco será na importância das pessoas na construção de políticas públicas eficientes e humanas, buscando fazer com que cada participante se reconheça como parte ativa desse processo.