Presidente da Alepe e ministro de Portos discutiram pautas políticas, como articulações para a formação da chapa majoritária em Pernambuco
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 19/02/2026, às 16h13
Álvaro Porto e Silvio Costa Filho se reuniram no Recife.
Conversa incluiu pautas administrativas e cenário eleitoral.
Lideranças mantêm relação política desde atuação conjunta na Alepe.
Encontro ocorre em meio a articulações para composição da chapa majoritária.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), reuniu-se nesta quinta-feira (19), no Recife, com o ministro de Portos e Aeroportos e deputado federal licenciado Silvio Costa Filho (Republicanos).
De acordo com interlocutores, a conversa abordou pautas de interesse do Estado e também tratou do cenário político, especialmente das articulações em torno da formação da chapa majoritária para as próximas eleições em Pernambuco.
Silvio é apontado como um dos nomes que disputam espaço para o Senado na chapa encabeçada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), que concorrerá ao governo do Estado. O ministro vive a disputa com outros nomes, como o senador Humberto Costa (PT), a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil).
Como há duas vagas em disputa, aliados afirmam que a definição dependerá de negociações partidárias - devido ao tempo de Rádio e TV - e do desempenho nas pesquisas de intenção de votos.
Silvio Costa Filho já confirmou que deixará o comando do ministério em abril, prazo previsto na legislação eleitoral para desincompatibilização de ocupantes de cargos no Executivo que pretendem disputar as eleições.
Nos bastidores, aliados também mencionam o nome de Álvaro Porto como possível indicação para a vice na chapa liderada por João Campos. O presidente da Alepe, no entanto, evita confirmar qualquer movimentação nesse sentido e mantém discurso de cautela.
“Eu continuo trabalhando para deputado estadual. Quem está na política sempre espera crescer, mas estou tranquilo em relação a isso”, declarou Álvaro durante o Baile Municipal do Recife.