Sessão solene na Alepe, proposta por Izaías Régis e João Paulo Lima, vai celebrar os 100 anos do ex-ministro e ex-deputado Armando Monteiro Filho
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 02/11/2025, às 09h01 - Atualizado às 09h02
Alepe realiza sessão solene na segunda (3) em homenagem ao centenário de Armando Monteiro Filho.
Homenagem foi proposta pelos deputados Izaías Régis (PSDB) e João Paulo Lima (PT).
Cerimônia reunirá lideranças políticas, empresários e familiares do ex-ministro.
Armando Monteiro Filho foi ministro da Agricultura e defensor do desenvolvimento regional.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, na segunda-feira (3), uma sessão solene em comemoração ao centenário do ex-ministro Armando Monteiro Filho. O evento ocorrerá no Auditório Senador Sérgio Guerra, no edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, no Recife.
A homenagem foi proposta pelos deputados Izaías Régis e João Paulo Lima (requerimento nº 4328/2025) para celebrar a trajetória de um líder que influenciou a política e a economia do Estado, destacando seu compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco.
A cerimônia terá a presença do presidente da Alepe, Álvaro Porto, do ex-senador e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, e do presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, além de empresários e representantes do setor produtivo.
Em 2025, ano em que completaria 100 anos, Armando Monteiro Filho já foi lembrado em outras homenagens. Em agosto, uma missa na Igreja da Madre de Deus, no Recife, reuniu familiares e amigos. O deputado estadual Antônio Moraes (PP) também oficializou o nome do ex-ministro no Complexo do Fragoso, em Olinda, em obras de infraestrutura.
Conhecido como “Dr. Armandinho”, Armando Monteiro Filho foi deputado federal e ministro da Agricultura no governo João Goulart. Além da atuação política, destacou-se como empresário e líder voltado ao fortalecimento do setor produtivo nordestino, deixando um legado de ética, visão empreendedora e serviço público que segue como referência em Pernambuco.