Projeto de Antônio Moraes que homenageia Armando Monteiro Filho é aprovado na Alepe

Em votação unânime, nome do ex-ministro Armando Monteiro Filho será dado ao Complexo do Fragoso, Olinda, cujas obras devem ser concluídas em junho 2026

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 15/10/2025, às 17h01 - Atualizado às 17h23

Obras no Canal do Fragoso, em Olinda
Depois de muitas idas e vindas, obra em Olinda deve ficar pronta em 2026 - Leôncio Francisco/Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (14), o projeto de lei que oficializa o nome “Complexo do Fragoso - Armando Monteiro Filho” para o conjunto de obras de infraestrutura no canal e entorno do Fragoso, em Olinda.

O projeto é de autoria do deputado Antônio Moraes.

As intervenções, realizadas pelo Governo do Estado através da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), têm como objetivo principal mitigar os frequentes alagamentos que afetam bairros como Ouro Preto, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Casa Caiada e Rio Doce, nas cidades de Olinda e Paulista. Sempre foram um problema crônico por lá.

Divididas em cinco etapas, as obras estão em fase de conclusão, com previsão para junho de 2026. O investimento total, que conta com recursos estadual e federal, chega a cerca de R$ 5 milhões.

O pacote inclui a construção de aproximadamente 2 quilômetros de canal, um viaduto, quatro pontilhões, 6 quilômetros de vias marginais, além de serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação e paisagismo.

O projeto de lei homenageia Armando Monteiro Filho, ex-ministro da Agricultura e político reconhecido por sua atuação em Pernambuco e no Brasil. Monteiro Filho, nascido no Recife em 1925 e falecido em 2018, foi deputado estadual, federal e ministro no governo João Goulart.

Seu legado inclui contribuições importantes para o setor agropecuário, como a criação do Fundo Agropecuário, o novo Código Florestal e propostas de Reforma Agrária.

Além da atuação pública, Armando Monteiro Filho teve destaque no setor empresarial, ajudando a fortalecer a indústria brasileira. Ele foi fundador do Banco Mercantil de Pernambuco.

Em informe ao site Jamildo.com, o deputado Antônio Moraes disse que a escolha do nome de Armando Filho para o complexo é um reconhecimento à trajetória e ao compromisso do ex-ministro com o desenvolvimento regional e o bem-estar da população de Pernambuco.