Determinação de escoramento da fábrica Tacaruna partiu do TCE que apontou "risco de colapso na antiga fábrica"
por Jamildo Melo
Publicado em 01/09/2025, às 06h12 - Atualizado às 06h24
O Governo do Estado abriu um procedimento de contratação de dispensa emergencial, sem licitação, para a antiga Fábrica Tacaruna, na divisa entre Recife e Olinda.
O objetivo é a contratação emergencial de empresa para "instalação de escoramento metálico, locação dos equipamentos e mão de obra para montagem e desmontagem em paredes com risco de colapso na antiga fábrica Tacaruna".
Conforme antecipou o site Jamildo.com, a determinação para a contratação partiu do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apontou os riscos, através de sua equipe de engenheiros.
"Com base no exposto, esta equipe de auditoria entende que a medida 2, constante no Acórdão n. 1115/2024, ainda não foi atendida. E que, para configurar a adoção de tal medida por parte dos Agentes Públicos interessados, faz-se necessário que eles providenciem, de imediato, a estabilização das estruturas apontadas no Relatório Técnico de Análise de Estabilização das Ruínas da Edificação Fábrica Tacaruna que apresentam risco de ruírem, ou que ao menos providenciem o devido escoramento delas", apontou o despacho técnico do TCE.
A obra é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação, pasta responsável pelo equipamento.
Ainda não há informação oficial dos valores do contrato emergencial.
Não é a primeira vez que o TCE alerta o Governo do Estado sobre o risco de desabamento na Fábrica Tacaruna.
Em 2024, o TCE fez alerta semelhante, conforme revelou o Jamildo.com com exclusividade.
O projeto para a antiga Fábrica Tacaruna é ser requalificada para se tornar uma escola técnica e um centro de formação para educadores.
Segundo o Governo, o projeto arquitetônico terá investimento de R$ 4,2 milhões. O terreno do entorno também receberá melhorias.
As obras fazem parte do Plano Estadual de Educação (PEE), que prevê a necessidade de ampliar o acesso e a permanência da comunidade nos processos de escolarização com qualidade, mediante a formação permanente, inicial e continuada dos profissionais da educação.
Os dois empreendimentos a serem construídos foram idealizados pela Secretaria de Educação e Esportes no âmbito do programa Juntos pela Educação. A restauração também é uma parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
O projeto para o restauro levará em conta um levantamento arqueológico do que restou da fábrica e, depois, um estudo estrutural.
O prédio é tombado pelo Estado desde 1994 e é considerado um referencial histórico e arquitetônico para o Recife e Olinda.
A Fábrica Tacaruna foi erguida em 1895 e foi a primeira em concreto armado do Brasil, além de ter sido a primeira refinaria da América do Sul. O empreendimento desativado em 1982.