Após tragédia, Prefeitura fará igreja provisória enquanto Governo anuncia reconstrução de Santuário

Raquel anunciou reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, enquanto João Campos fará uma igreja provisória para missa em memória das vítimas

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 31/08/2024, às 11h36

Governo do Estado e Prefeitura do Recife se mobilizam após tragédia no Santuário de Nossa Senhora da Conceição - Ed Machado/Governo de Pernambuco- Hélia Scheppa/ PCR Imagem
Governo do Estado e Prefeitura do Recife se mobilizam após tragédia no Santuário de Nossa Senhora da Conceição - Ed Machado/Governo de Pernambuco- Hélia Scheppa/ PCR Imagem

Executivo Municipal e Estadual se mobilizam após o desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição na tarde da sexta-feira (30) para acolher vítimas e preparar uma nova estrutura para igreja. 

Durante o desabamento, ocorria a entrega de cestas básicas no santuário da padroeira afetiva do Recife. 

Governadora garante reconstrução do Santuário

Ainda na noite de sexta, Raquel Lyra (PSDB) assegurou que o Governo de Pernambuco reconstruirá o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

A governadora planeja criar um Termo de Fomento entre o Estado e a Arquidiocese de Olinda e Recife para garantir o repasse de recursos para reconstrução. 

Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social de Pernambuco, revelou que um inquérito para entender o motivo do desabamento do teto já foi instaurado pela Polícia Civil  do Estado. O local está isolado para investigação e perícia. 

Às 18 horas, a governadora participará de uma missa em memória das vítimas da tragédia no Santuário, A solenidade religiosa ocorrerá na Praça do Morro da Conceição, local próximo ao ocorrido. 

João Campos fará estrutura provisória para missa hoje (31)

A Prefeitura do Recife também assegurou na manhã deste sábado a montagem de uma "igreja temporária" para garantir as atividades do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

A estrutura provisória ficará em uma quadra ao lado do santuário e deve receber neste sábado a missa em memória às vítimas, que ocorre às 18 horas. A cerimônia será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

O Executivo Municipal também é responsável por retirar os materiais vindos do teto desabado, através da Secretaria Executiva de Defesa Civil. A Prefeitura também procura as vítimas que já receberam alta para garantir apoio psicológico com profissionais da Secretaria de Saúde do Município. 

As informações da Prefeitura indicam que a tragédia deixou 28 feridos e dois óbitos, 23 pessoas já receberam alta enquanto cinco continuam hospitalizadas.

João Campos (PSB) decretou luto de três dias por conta dos eventos da sexta-feira. Por conta disso, eventos da Prefeitura que ocorreriam neste sábado e no domingo (01) foram adiados. 

@blogdojamildo