Raquel anunciou reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, enquanto João Campos fará uma igreja provisória para missa em memória das vítimas
por Cynara Maíra
Publicado em 31/08/2024, às 11h36
Executivo Municipal e Estadual se mobilizam após o desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição na tarde da sexta-feira (30) para acolher vítimas e preparar uma nova estrutura para igreja.
Durante o desabamento, ocorria a entrega de cestas básicas no santuário da padroeira afetiva do Recife.
Ainda na noite de sexta, Raquel Lyra (PSDB) assegurou que o Governo de Pernambuco reconstruirá o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
A governadora planeja criar um Termo de Fomento entre o Estado e a Arquidiocese de Olinda e Recife para garantir o repasse de recursos para reconstrução.
Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social de Pernambuco, revelou que um inquérito para entender o motivo do desabamento do teto já foi instaurado pela Polícia Civil do Estado. O local está isolado para investigação e perícia.
Às 18 horas, a governadora participará de uma missa em memória das vítimas da tragédia no Santuário, A solenidade religiosa ocorrerá na Praça do Morro da Conceição, local próximo ao ocorrido.
A Prefeitura do Recife também assegurou na manhã deste sábado a montagem de uma "igreja temporária" para garantir as atividades do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
A estrutura provisória ficará em uma quadra ao lado do santuário e deve receber neste sábado a missa em memória às vítimas, que ocorre às 18 horas. A cerimônia será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.
O Executivo Municipal também é responsável por retirar os materiais vindos do teto desabado, através da Secretaria Executiva de Defesa Civil. A Prefeitura também procura as vítimas que já receberam alta para garantir apoio psicológico com profissionais da Secretaria de Saúde do Município.
As informações da Prefeitura indicam que a tragédia deixou 28 feridos e dois óbitos, 23 pessoas já receberam alta enquanto cinco continuam hospitalizadas.
João Campos (PSB) decretou luto de três dias por conta dos eventos da sexta-feira. Por conta disso, eventos da Prefeitura que ocorreriam neste sábado e no domingo (01) foram adiados.
Leia também
@blogdojamildo