Maracambuco Celebra o Dia da Consciência Negra com ato público no Recife Antigo

Patrimônio vivo de Olinda, Nação Maracambuco faz ato "Vida Negra Estado Presente" na Torre Malakoff no Dia da Consciência Negra

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 14/11/2025, às 21h41

Evento visa celebrar a cultura negra e a resistência do povo africano no Brasil, por meio da exibição de parte do "Figurino África" do grupo. - Foto: Divulgação
Evento visa celebrar a cultura negra e a resistência do povo africano no Brasil, por meio da exibição de parte do "Figurino África" do grupo. - Foto: Divulgação

O Maracatu Nação Maracambuco realizará um ato público e apresentação cultural na próxima quarta-feira, dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra.

O evento, intitulado "Vida Negra Estado Presente", acontecerá na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, a partir das 15 horas, e tem como objetivo celebrar a cultura negra e a resistência do povo africano no Brasil, por meio da exibição de parte do "Figurino África" do grupo.

A mobilização na capital pernambucana destaca a importância do 20 de Novembro, data que homenageia Zumbi dos Palmares, como marco para o debate sobre igualdade e valorização das tradições de matriz africana.

O evento na Torre Malakoff, um dos cartões postais do Recife Antigo, reafirma o espaço público como palco para manifestações culturais de relevância histórica.

Presidido por Marcionilo Oliveira, que recebeu o título de Cidadão de Olinda e a Medalha Aloísio Magalhães (maior condecoração da cidade), o grupo foi agraciado com a Medalha Ordem do Mérito Cultural 2013, concedida pelo Ministério da Cultura (MinC).

A Nação também possui os certificados de Ponto de Cultura (MinC) e Ponto de Memória (IBRAM), atestando sua relevância na preservação da memória e da cultura popular.

A apresentação do Maracatu Nação Maracambuco parte do evento "Vida Negra Estado Presente" e o público poderá acompanhar a performance do grupo, que sairá da Torre Malakoff no Dia da Consciência Negra.

O acesso é gratuito, reforçando o caráter público da celebração. A produção do evento está a cargo de Carine Sousa e o presidente Marcionilo Oliveira reforça o convite.

"Ao realizar um ato público no Bairro do Recife, desejamos contribui para pautar a Consciência Negra no cenário estadual. Pernambuco tem importância neste tema, como um dos berços culturais e de resistência do País, demonstrando a vitalidade das manifestações afro-brasileiras e a necessidade de políticas públicas que garantam a continuidade e o acesso a esse patrimônio vivo", afirma Marcionilo.