Com coordenação do jornalista Chico Carlos, o livro "Elton John - Todos os Discos" compila resenhas e críticas sobre os discos acústicos do cantor
por Yan Lucca
Publicado em 26/07/2024, às 16h15
Neste sábado, 27/7, acontece o lançamento do livro “ELTON JOHN — TODOS OS DISCOS” organizado pelo jornalista Chico Carlos em parceria com fãs e admiradores do cantor britânico.
A obra reúne resenhas e críticas de um grupo de 21 fãs e colaboradores que selecionaram seus álbuns preferidos do artista, mergulhando na discografia de Elton, desde seu primeiro lançamento em LP, o "Empty Sky", em 1969.
Um destaque da obra é a análise detalhada do primeiro disco do cantor, “Regimental Sgt. Zippo”, que deveria ter sido lançado em 1968, mas só veio à tona em 2021.
O livro promete destacar a evolução das interpretações e composições do cantor que conquistou fama mundial como pianista, cantor e compositor.
Os participantes da obra não se limitam a uma crítica superficial. Pelo contrário, o livro promete trazer as sensações e emoções relacionadas à cada lançamento do artista e também como as composições afetaram a vida pessoal dos fãs.
Músicas como “Your Song”, “Skyline Pigeon”, “Goodbye Yellow Brick Road”, “Rocket Man”, são algumas das mais conhecidas pelo grande público. Ao total, são mais de 400 músicas lançadas ao longo de sua carreira de cinquenta anos.
O lançamento acontecerá neste sábado, dia 27 de julho, às 16h na loja Passa Disco. A obra é publicada pela Editora Chuvas de Letras. Mais detalhes sobre o lançamento podem ser encontrados no site da editora.
Um dos acontecimentos mais marcantes da trajetória do cantor e o que melhor evidencia sua sensibilidade artística foi durante o funeral da princesa de Gales, Diana, que faleceu tragicamente no dia 31 de agosto de 1977, após um acidente de carro em Paris, França.
O acidente que matou Diana e seu namorado Dodi Fayed comoveu o mundo e no dia do seu funeral, Elton John, que mantinha uma amizade e admiração pela princesa, performou a música "Candle in the Wind" — Vela no Vento, em português. A música composta originalmente para a artista Marilyn Monroe, em 1962, foi adaptada para a apresentação. O resultado ficou em "Goodbye England's Rose" — Adeus rosa da Inglaterra.
O funeral da princesa reuniu mais de 2,5 bilhões de pessoas de todo o mundo naquele setembro de 1997. Confira um trecho da tradução da música:
"Adeus, Rosa da Inglaterra
Que você floresça em nossos corações
Você era a graça que se impunha
Onde vidas fossem dilaceradas
Você bradou para o nosso país
E sussurrou para os que sofriam
Agora você pertence ao paraíso
E as estrelas soletram seu nome
E me parece que você viveu sua vida
Como uma vela ao vento
Nunca se apagando ao pôr do Sol
Quando a chuva chegava
E seus passos sempre ficarão aqui
Junto às verdes colinas da Inglaterra
Sua vela se apagou muito antes
Do que sua lenda se apagará"
Leia também
@blogdojamildo