TJPE instala Câmara Regional Itinerante em Arcoverde e julga 400 processos de 27 comarcas

TJPE realiza primeira sessão itinerante em Arcoverde, julgando 400 processos e aproximando Justiça dos municípios do interior

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 28/08/2025, às 15h59 - Atualizado às 16h07

Imagem TJPE instala Câmara Regional Itinerante em Arcoverde e julga 400 processos de 27 comarcas

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deu um passo importante na agilização dos processos que tramitam na Câmara Regional de Caruaru e na aproximação da segunda instância com os jurisdicionados do interior do estado com a instalação da Câmara Regional Itinerante.

A primeira sessão ocorreu nesta quarta-feira (27/08), às 9h, no plenário do Júri do Fórum de Arcoverde, com julgamento de ações de 27 comarcas que integram a Câmara Regional.

Durante a sessão, cerca de 400 processos de natureza fazendária e criminal foram apreciados A iniciativa da Câmara itinerante foi do desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira, que ressaltou a importância da ação.

As sessões representam a oportunidade de promover a integração institucional, com a participação de faculdades de Direito, representantes da OAB, do Ministério Público de Pernambuco, e outros atores do Sistema de Justiça. O objetivo é criar um ambiente de aproximação entre a comunidade jurídica local e o TJPE, fortalecendo o diálogo e a cooperação”, explicou.

O desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira explicando o funcionamento da Câmara
O desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira explicando o funcionamento da Câmara

A presidente da OAB Subsecção Arcoverde, Marcela Freire, destacou a relevância da descentralização do julgamento dos processos.

“Essa ação aproxima a sociedade dos jurisdicionados, fortalecendo a instituição. A advocacia leva os reclames de seus constituintes ao Judiciário, e essa sessão permite maior comunicação e diálogo entre a OAB e o Tribunal, com impacto histórico para a região”, afirmou.

Ao final da sessão, os desembargadores parabenizaram a iniciativa e todos os envolvidos. Ao longo das sessões itinerantes, 68 comarcas do Agreste pernambucano serão beneficiadas.

As próximas sessões estão previstas para Garanhuns e Limoeiro.

Marco histórico para o Judiciário

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, recebeu os desembargadores em seu gabinete, acompanhado de advogados locais, e agradeceu pela realização da primeira sessão fora das dependências do Tribunal.

É um marco histórico para o Judiciário. Reafirmamos nosso compromisso de manter a colaboração com o Poder Judiciário, assim como fizemos durante a instalação das sedes do Judiciário Estadual, Federal e Eleitoral em nossa cidade”, destacou o prefeito.