TJPE empossa nesta segunda-feira (02) novo presidente do Tribunal; Paes Barreto passa o cargo

Francisco Bandeira de Mello assume o comando do Judiciário pernambucano para o biênio 2026-2028 no TJPE

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 02/02/2026, às 09h35 - Atualizado às 10h33

Francisco Bandeira de Mello sorri ao lado de Ricardo Paes Barreto. Ambos são homens brancos mais velhos. Francisco é careca com barba branca e óculos, Ricardo tem cabelo curto grisalho, sem barba e sem óculos

O Evento: Posse da nova Mesa Diretora do TJPE ocorre nesta segunda-feira (02) às 16h no Palácio da Justiça.

O Novo Presidente: Francisco Bandeira de Mello assume o comando para o biênio 2026-2028. Ele é oriundo do Quinto Constitucional e foi corregedor na gestão anterior.

A Equipe: Tomam posse também Alberto Virgínio (1º Vice), Fausto Campos (2º Vice) e Alexandre Assunção (Corregedor).

O Antecessor: Ricardo Paes Barreto encerra o mandato após governar interinamente o Recife e o Estado. Especulações apontam seu nome para o STJ.

A Cerimônia: O evento terá transmissão online e será precedido por missa e coletiva de imprensa.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora nesta segunda-feira (02)

Na ocasião, o desembargador Francisco Bandeira de Mello assume a presidência da Corte para o biênio 2026-2028 no lugar do desembargador Ricardo Paes Barreto. A solenidade ocorre às 16h na Sala de Sessões Desembargador Antônio Brito Alves, no Palácio da Justiça, bairro de Santo Antônio.

O Pleno do Tribunal elegeu o grupo por aclamação em sessão extraordinária em novembro de 2025. Além do presidente, assumem os desembargadores Alberto Nogueira Virgínio como 1º vice-presidente e Fausto de Castro Campos na 2ª Vice-Presidência. O desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção ocupará o cargo de corregedor-geral da Justiça.

A programação oficial começa às 9h com uma Missa de Ação de Graças na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. O novo presidente atenderá a imprensa às 15h no Salão Nobre do Palácio da Justiça, com  sessão solene ao vivo pelo canal oficial no YouTube e telões no Salão dos Passos Perdidos para os convidados.

Perfil do Novo Presidente

Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello nasceu no Recife em 1965 e formou-se em Direito pela UFPE em 1988. O magistrado ingressou no TJPE em agosto de 2006 através da vaga do Quinto Constitucional destinada à advocacia.

Antes da magistratura, Bandeira de Mello atuou como procurador do Estado por 13 anos e ocupou cargos na Procuradoria-Geral. No Tribunal, ele exerceu a função de corregedor-geral da Justiça na gestão recém-encerrada (2024-2026) e dirigiu a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) entre 2022 e 2023.

A Saída de Ricardo Paes Barreto

Ricardo Paes Barreto deixa a presidência após um mandato ser o primeiro presidente de um Tribunal de Justiça a assumir uma capital como prefeito interino e ter assumido como governador no mesmo mandato.

Em abril de 2024, Paes Barreto tornou-se o primeiro presidente de Tribunal de Justiça a comandar uma capital brasileira ao assumir a Prefeitura do Recife por cinco dias. Em outubro de 2025, ele governou o Estado de Pernambuco durante a ausência simultânea da governadora Raquel Lyra, da vice Priscila Krause e do presidente da Alepe, Álvaro Porto.

O nome de Paes Barreto circula nos bastidores como um potencial candidato a uma vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ).