Recentro: Prefeitura desapropria prédios históricos para novo campus do IFPE no Recife

A doação do Edifício Trianon e Cine Art-Palácio fazem parte do programa de revitalização do centro do Recife, o Recentro

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 18/06/2024, às 14h12

Foto do Edifício Trianon e Cine Art-Palácio, entre a Rua do Sol e a Avenida Guararapes, centro do Recife - Foto: Wagner Ramos / Prefeitura do Recife
Foto do Edifício Trianon e Cine Art-Palácio, entre a Rua do Sol e a Avenida Guararapes, centro do Recife - Foto: Wagner Ramos / Prefeitura do Recife

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), garantiu a assinatura do documento de desapropriação dos prédios do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para a construção do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), como noticiado pelo Blog de Jamildo, via X (antigo Twitter).

Os edifícios, em posse da prefeitura, serão doados ao Ministério da Educação que irá realizar as obras nos imóveis. A iniciativa faz parte do programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro.

"O Edifício Trianon e o Cine Art-Palácio agora pertencem ao Recife e vão passar a ser o Instituto Federal, no Centro da cidade. Em seguida, vamos doar os edifícios ao Ministério da Educação e, com isso, o MEC vai ser responsável pelas obras. Serão mais de 1.400 alunos, além da reabilitação da sala de audiovisual, que será usada como auditório do Instituto e sala de cinema. Todos vão ganhar com essa ação, principalmente o Recife, com os prédios preservados para um fim tão nobre como a educação", ressaltou o prefeito João Campos.

Na carta de compromisso para a execução do projeto, já encaminhada ao MEC, a prefeitura do Recife detalha as ações de apoio à implantação da unidade de ensino, como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Um dos objetivos do projeto é requalificar a sala de projeção do Cine Art-Palácio para garantir a volta de exibição de filmes e ser usada como auditório do IFPE.

Essa ação visa garantir a preservação da memória cultural da cidade. Quando pronto, o Campus terá capacidade para 1.400 estudantes.

Os imóveis doados possuem grande valor histórico para a cidade. 

O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog de Jamildo no Jornal do Commercio (JC).