Os itens haviam sido apreendido no combate a crimes e foram doados nesta segunda-feira (26). Ao todo, foram 110 mochilas e 110 smartphones
por Clara Nilo
Publicado em 26/05/2025, às 15h48 - Atualizado às 18h18
A Receita Federal realizou a doação, nesta segunda-feira (26), de 110 mochilas e 110 smartphones a estudantes e professores da Rede Municipal do Recife que participarão do programa de intercâmbio Recife no Mundo. A doação aconteceu durante cerimônia realizada na sede da Receita Federal, no Bairro do Recife, e faz parte da parceria institucional com a Secretaria de Educação do Recife.
Com o objetivo de oferecer melhores condições para os participantes do intercâmbio, a Receita Federal disponibilizou os objetos que foram adquiridos através de fiscalização do órgão no combate a crimes como contrabando, descaminho e outras práticas ilícitas.
“Quando conseguimos transformar mercadorias apreendidas em ações com finalidade social, como essa, todo mundo ganha. É uma satisfação enorme contribuir para que esses estudantes realizem esse sonho. Esperamos que essa parceria se mantenha e cresça cada vez mais”, destacou o delegado da Alfândega da Receita Federal no Recife, Carlos Eduardo da Costa Oliveira.
“O Recife no Mundo tem dois grandes objetivos, fortalecer o ensino de inglês na rede e oferecer a viagem como um estímulo. Essa parceria é essencial para garantir que nossos estudantes viajem com tudo o que precisam, como mochila, mala, materiais e agora, de surpresa, até um celular, que ajuda tanto na comunicação com as famílias quanto no apoio ao processo de aprendizagem”, afirmou a secretária da pasta, Cecília Cruz.
O programa de intercâmbio foi lançado em agosto de 2023 e oferece cursos de formação em língua inglesa e a oportunidade de intercâmbio internacional para estudantes e professores da rede municipal de ensino. Os contemplados pela iniciativa da Prefeitura do Recife têm a oportunidade de ir aos Estados Unidos, Canadá ou Inglaterra.