Raquel Lyra sanciona lei que garantirá tênis para alunos da rede estadual de ensino

Projeto de Raquel Lyra prevê que alunos da rede pública estadual recebam junto ao fardamento pares de tênis

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 24/12/2024, às 08h26

Raquel Lyra sancionou projeto que garante tênis gratuitos para alunos da rede estadual - Yan Lucca/ Jamildo.com
Raquel Lyra sancionou projeto que garante tênis gratuitos para alunos da rede estadual - Yan Lucca/ Jamildo.com

A governadora Raquel Lyra (PSDB) sancionou, na segunda-feira (23), a Lei nº 18.782, que institui o Programa de Aquisição de Tênis para estudantes da rede pública estadual de Pernambuco. A assinatura do texto foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (24). 

A medida prevê a distribuição gratuita de pares de tênis como parte do fardamento escolar para alunos regularmente matriculados na rede estadual de ensino. 

Sobre o Programa de Aquisição de Tênis para estudantes

A iniciativa tem como objetivos principais garantir a permanência dos estudantes na escola com dignidade e equidade, além de proporcionar condições adequadas e seguras para a realização de atividades escolares.

O programa também garante a possibilidade de incluir a disponibilização de créditos ou cartões de benefício, para que os alunos adquiram os tênis em estabelecimentos comerciais credenciados.

De acordo com a lei, a Secretaria de Educação de Pernambuco será responsável pela gestão e fiscalização do programa, com a possibilidade de firmar parcerias para otimizar sua execução.

Ao sancionar o projeto, Raquel adicionou dois parágrafos que indicam a possibilidade de que a Administração Pública possa auxiliar no credenciamento de estabelecimentos comerciais que irão participar do Programa.

O segundo parágrafo prevê que qualquer pessoa jurídica interessada em comercializar os itens podem pedir o credenciamento. 

Um dos artigos do texto inclui a determinação de que informações sobre os valores investidos, beneficiários e contratos firmados sejam divulgadas anualmente em um site oficial.

A regulamentação da lei será definida por decreto do Poder Executivo, e os custos da iniciativa estão previstos no orçamento estadual.

O projeto foi enviado para Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela própria governadora, ainda no começo de dezembro.

Raquel anunciou a proposta no mesmo dia em que liderou o encontro com os prefeitos eleitos das cidades de Pernambuco e anunciou a criação de 52 novas creches

Com o fim da atividade parlamentar oficial da Assembleia neste ano, Raquel sancionou diversos projetos que foram aprovados na semana passada.

@blogdojamildo