Em encontro com prefeitos eleitos, Raquel anuncia 52 novas creches e entrega de ônibus escolares

Durante encontro com prefeitos eleitos, Raquel Lyra revelou criação de 52 creches e entrega de novos ônibus escolares

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 03/12/2024, às 08h16

Raquel Lyra anunciou diversas medidas voltadas para área da educação pública no estado - Janaína Pepeu/Secom
Raquel Lyra anunciou diversas medidas voltadas para área da educação pública no estado - Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou a criação de 52 novas creches em mais de 40 municípios de Pernambuco. A divulgação ocorreu durante o encontro de Raquel com os prefeitos eleitos e reeleitos do estado. 

Creches e ônibus escolares

Segundo Raquel, as 52 novas creches estarão distribuídas em 43 municípios

Com a implementação das novas unidades de ensino, o plano é inserir 15 mil novas vagas para educação infantil em Pernambuco. A implementação terá como investimento R$ 302 milhões

Ainda no programa Juntos Pela Educação, Raquel anunciou que, com o investimento de R$ 195 milhões, entregará nos próximos dias 383 ônibus escolares

Ainda na segunda-feira, Raquel encaminhou para Assembleia Legislativa um projeto de lei para incluir gratuitamente tênis no fardamento escolar. Essa decisão teria o objetivo de trazer mais segurança nas atividades escolares dos alunos e assegurar o fardamento adequado para todos os alunos. 

Raquel Lyra precisará definir novas metas para educação

A área educacional será um elemento importante para o governo Raquel Lyra em 2025, já que é o ano de conclusão do Plano Estadual de Educação (PNEE). Com o término do prazo, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) precisará definir novas metas e políticas para década seguinte na rede estadual de ensino. 

Até o momento, o plano da SEE é viajar por todo o estado para discutir quais devem ser os novos objetivos da PNEE. 

Em novembro, o secretário da pasta, Alexandre Schneider, apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) os índices educacionais de Pernambuco nos últimos anos.

Segundo ele, a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais diminuiu 8,1% entre 2018 e 2023. Apesar da melhora, o plano de Schneider é reforçar e expandir as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para os 10,1% dos jovens e adultos ainda analfabetos no estado. 

  • Assista o sexto episódio do PodJá- O Podcast do Jamildo: 

Núcleo para novos prefeitos

No evento que tinha o objetivo de alinhar as demandas do Governo de Pernambuco com os futuros prefeitos do estado, a governadora também anunciou a criação do núcleo de apoio aos municípios e a retomada do "Ouvir para Mudar", programa que inclui a escuta da ´população para o desenvolvimento das metas estaduais. 

"Sabemos que a vida do cidadão pernambucano se dá nos municípios, e é por isso que a gente tem trabalhado desde o primeiro dia do nosso governo junto com todos os prefeitos de Pernambuco, para que possamos chegar mais perto da população, especialmente a que mais precisa", afirmou a governadora. 

Raquel já tinha defendido no Seminário Para Novos Gestores da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) o fim dos palanques políticos após as eleições municipais para união entre os gestores.

Apesar disso, o Governo sofreu um revés com a revelação, pelo jornalista José Matheus Santos, de um documento na reunião com os prefeitos eleitos no qual os políticos são divididos em "aliados", "adversários" e "neutros"

@blogdojamildo