Raquel Lyra divulgou o valor total do Bônus de Desempenho educacional de 2025, com base nos resultados da rede estadual de Educação
por Cynara Maíra
Publicado em 09/10/2025, às 11h57 - Atualizado às 12h31
Raquel Lyra autoriza pagamento de mais de R$ 200 milhões em Bônus de Desempenho Educacional (BDE) para profissionais da rede estadual de educação, referente aos resultados de 2024.
Mais de 36 mil servidores serão contemplados.
Consulta individual ao valor do BDE disponível online, a partir desta quinta (9), pelo site bde.educacao.pe.gov.br; acesso exige matrícula, CPF e data de nascimento.
É possível contestar o valor até 13 de outubro. Dúvidas podem ser enviadas para [email protected].
O bônus considera desempenho no IDEPE 2024 e cumprimento de metas pactuadas. Servidores da sede têm cálculo baseado na meta geral do estado.
Só recebem o BDE quem atuou ao menos seis meses em 2024; base do cálculo é a remuneração de dezembro.
A governadora Raquel Lyra (PSD) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (09) a autorização para o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) de 2025, referente aos resultados obtidos pelas escolas na avaliação de 2024. O valor total destinado ao pagamento é de R$ 207,1 milhões.
Segundo o material, mais de 36 mil profissionais da educação ,que atuaram na rede estadual no ano passado serão contemplados. O bônus é pago a servidores lotados na sede da Secretaria de Educação (SEE), nas Gerências Regionais (GREs) e nas unidades escolares.
Segundo a Secretaria de Educação já estará disponóvel nesta quinta-feira (9), a plataforma online para a consulta individual dos valores.
O acesso será pelo site bde.educacao.pe.gov.br, para verificar o valor, o servidor deve informar matrícula, CPF e data de nascimento. O site pode estar lento pelo volume de requisições neste dia.
Em caso de contestações, os profissionais da educação podem entrar com o pedido até o dia 13 de outubro. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
O pagamento do bônus leva em conta o desempenho de cada unidade no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) de 2024, além do cumprimento das metas pactuadas. Para os servidores da sede da SEE, o cálculo considera o resultado da meta geral do estado.
Para ter direito ao BDE 2025, é preciso que o profissional tenha trabalhado por pelo menos seis meses na rede estadual durante o ano de 2024. O valor de referência para o cálculo é a remuneração recebida pelo servidor em dezembro de 2024.