Raquel Lyra convoca 64 profissionais para Educação Inclusiva de Pernambuco

Gestão Raquel Lyra divulgou no Diário Oficial desta sexta (23) a convocação de 64 profissionais para educação inclusiva do estado de Pernambuco

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 23/01/2026, às 07h05 - Atualizado às 07h35

Professor branco escreve em quadro branco. Em primeiro plano desfocado um estudante está sentado. Ele usa uma farda do ETE
Gestão de Pernambuco divulgou novo chamamento de 64 profissionais da rede pública estadual de educação voltada para área de educação inclusiva

A Convocação: O Governo de Pernambuco convocou 64 profissionais (professores de AEE, Libras e Braille) para a rede de educação inclusiva.

O Prazo: Os candidatos têm cinco dias úteis (contados a partir desta sexta, 23) para apresentar a documentação presencialmente nas GREs.

A Abrangência: As vagas cobrem todas as regiões, incluindo Recife, Região Metropolitana, Agreste (como Caruaru e Garanhuns) e Sertão (como Petrolina e Salgueiro).

A Punição: O não comparecimento dentro do prazo implica na exclusão automática do processo seletivo.

O Contexto: A medida segue outras ações recentes, como a seleção de 1.999 professores em janeiro e a contratação de monitores de transporte escolar em dezembro.

A governadora Raquel Lyra (PSD) convocou 64 novos profissionais para rede de educação inclusiva de Pernambuco.

Nesta sexta-feira (23), a Secretaria de Administração (SAD) e a Secretaria de Educação (SEE) publicaram a Portaria Conjunta nº 16 no Diário Oficial do Estado de hoje com o chamamento dos profissionais.

A convocação busca preencher vagas remanescentes do processo seletivo simplificado que começou em fevereiro de 2025.

Os profissionais atuarão em funções de suporte a estudantes com deficiência. A lista inclui cargos de Professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Professor Braillista, Professor Instrutor de Libras e Professor Intérprete de Libras.

Prazos e Procedimentos

Os candidatos listados no anexo da portaria devem comparecer às Gerências Regionais de Educação (GREs) para as quais realizaram a inscrição. O prazo para a apresentação da documentação é de cinco dias úteis, contados a partir da data de publicação. Essa data seria até a próxima sexta-feira, 30 de dezembro.

A entrega dos documentos deve ocorrer de presencialmente na coordenação de Gestão de Pessoas da respectiva GRE. O governo alerta que o candidato que não comparecer dentro do período estipulado perderá o direito à vaga e a administração o considerará automaticamente excluído do processo seletivo.

Distribuição Regional

A convocação contempla unidades de ensino em todas as regiões do estado. Na Região Metropolitana, o reforço chegará às GREs Recife Norte, Recife Sul, Metro Norte e Metro Sul.

No interior, a medida beneficia o Agreste e o Sertão.

A lista de lotação no interior inclui as GREs de:

  • Afogados da Ingazeira
  • Araripina
  • Arcoverde
  • Caruaru
  • Floresta
  • Garanhuns
  • Nazaré da Mata
  • Palmares
  • Petrolina
  • Salgueiro
  • Vitória de Santo Antão

A GRE Metro Norte recebeu o maior volume de chamamentos para o cargo de Atendimento Educacional Especializado.

Esta convocação dá continuidade às ações da gestão estadual para recompor e ampliar o quadro da educação.

Lista de Cargos que constam no chamamento desta sexta:

  • Professor de Atendimento Educacional Especializado: 46 convocados.

  • Professor Intérprete de Libras: 13 convocados.

  • Professor Instrutor de Libras: 4 convocados.

  • Professor Braillista: 1 convocado.

Em 12 de janeiro deste ano, a Secretaria de Educação já havia divulgado o resultado de outra seleção simplificada com 1.999 vagas para professores da educação básica e analistas.

Em dezembro de 2025, a governadora autorizou a contratação de 113 monitores de transporte escolar acessível para o Programa PE + Acessível. Para assegurar a qualificação da rede, o governo prevê investir mais de R$ 5,5 bilhões no setor.