Imóvel histórico doado ao município recebeu investimento de R$ 2,4 milhões e oferecerá atividades de lazer e saúde para a idosos do Recife
por Cynara Maíra
Publicado em 22/01/2026, às 20h16
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), entrega nesta sexta-feira (23), às 10h, o primeiro Centro de Convivência da Pessoa Idosa da cidade.
A área estará no casarão histórico de número 720 da Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro das Graças.
A notícia da inauguração foi antecipada pela Folha de Pernambuco e confirmada pela assessoria da prefeitura ao Jamildo.com.
O espaço tem capacidade para atender 150 pessoas diariamente e funcionará de domingo a domingo após o imóvel da década de 1920 passar por uma reforma completa, com investimento de aproximadamente R$ 2,4 milhões.
O equipamento oferecerá atividades integrativas como acupuntura, ioga, meditação e fitoterapia. A estrutura inclui salas de leitura, cinema, jogos, dança e música, além de um programa de alfabetização voltado para o público 60+.
O casarão conta com dois pavimentos. O térreo abriga recepção, copa, sala de reuniões e espaços para oficinas. O primeiro andar terá salas de cultura, leitura e inclusão no mercado de trabalho.
Na área externa, a prefeitura construiu uma praça pública que conecta a Avenida Rosa e Silva à Rua Vicente Meira. O local dispõe de academia da cidade exclusiva para idosos, espaço para eventos e área de convivência para aulas de ginástica.
"Estamos na década do envelhecimento saudável e foi uma missão do prefeito João Campos e do vice Victor Marques confiada a nós, para que implementássemos um programa arrojado para a população 60+", afirmou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho.
O imóvel pertencia a Maria da Conceição Guedes Pereira, professora aposentada que faleceu aos 102 anos em 2013. Sem herdeiros diretos e vítima de violência, ela manifestou em vida o desejo de doar a casa para o atendimento de idosos.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acompanhou o processo de doação por mais de uma década. A promotora Luciana Dantas destacou que a inauguração concretiza uma política pública iniciada em 2013 com a transferência da posse do imóvel.
Segundo o Censo do IBGE de 2022, o Recife tem 263.996 pessoas acima de 60 anos, o que corresponde a 17,7% da população. A capital pernambucana recebeu recentemente o reconhecimento da ONU como Cidade Piloto para o Envelhecimento Saudável.