Pernambuco se torna terceiro lugar nacional em ranking de emissões de ID Jovem

Estado registra aumento de 33,8% nas emissões do ID Jovem, ultrapassa dois estados do Sudeste, e fica atrás apenas de Bahia e São Paulo no ranking nacional

Otávio Gaudêncio

por Otávio Gaudêncio

Publicado em 07/01/2026, às 08h25 - Atualizado às 10h02

Menina negra de cabelo longo, vestida com a farda escolar do estado de Pernambuco, mostra em seu celular, sua carteira do ID Jovem.
Programa garante benefícios a jovens de baixa renda - Divulgação

Pernambuco registrou aumento de 33,8% nas emissões de IDs Jovem ativas em 2025, totalizando 151.793 documentos;

O estado ocupa o 2º lugar no Nordeste e o 3º no ranking nacional de registros ativos;

Bahia e São Paulo lideram o ranking, com 200.150 e 167.428 IDs Jovem ativos, respectivamente;

O ID Jovem garante meia-entrada em eventos e benefícios no transporte interestadual;

O benefício é destinado a jovens de 15 a 29 anos inscritos no Cadastro Único;

A emissão do ID Jovem é gratuita, digital e feita por site ou aplicativo oficial.

O Estado de Pernambuco registrou, no ano de 2025, um aumento de 33,8% nas emissões de IDs jovens ativas (151.793).

Conforme dados divulgados pelo programa federal, a unidade federativa ocupa o segundo lugar no ranking regional e o terceiro na lista nacional de estados com maiores números de registros. Bahia e São Paulo lideram o ranking com 200.150 e 167.428 documentos ativos, respectivamente.

No ano passado, Pernambuco contabilizava 113.417 IDs Jovens Ativas. Segundo a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), o aumento ocorre a partir do desenvolvimento da campanha “Juventudes pelo Seu Direito”, lançada para ampliar o acesso da população jovem de baixa renda a políticas públicas já existentes

“Quando o Estado consegue identificar barreiras, sejam elas informacionais, territoriais ou operacionais, e atua de forma integrada para superá-las, a política pública deixa de ser apenas normativa e passa a produzir efeitos concretos na vida da juventude”, afirmou a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles.

O ID Jovem garante benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de gratuidade ou desconto no transporte interestadual, para jovens de 15 a 29 anos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

Para emitir o ID Jovem, é necessário realizar o cadastro, de forma gratuita e totalmente digital, por meio do site oficial ou do aplicativo do programa, disponível para dispositivos móveis. Após a emissão, o documento passa a ficar disponível digitalmente, podendo ser apresentado diretamente pelo celular sempre que necessário.

Quem tem direito ao benefício: 

Para que o jovem de baixa renda possa ser beneficiário do Programa, é necessário atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

  • jovem de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos;
  • renda familiar mensal de até dois salários mínimos; e
  • estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses

OBS: Não é necessário estar estudando.