A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), sediada no Recife, é vinculada ao Ministério da Educação
por Jamildo Melo
Publicado em 12/09/2025, às 18h03 - Atualizado às 18h10
O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco decidiu abrir um inquérito para investigar a gestão da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), sediada no Recife.
Segundo os autos do inquérito, o objetivo da investigação é "apurar possíveis irregularidades na divisão orçamentária e na transparência da Fundação Joaquim Nabuco".
O inquérito federal foi aberto, sem alarde, em 11 de setembro.
A decisão de abrir a investigação foi do procurador Edson Virginio Cavalcanti.
A 1º Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, órgão superior da instituição em Brasília, foi comunicada da abertura do inquérito.
Já foi expedido o Ofício 4757/2025/PRPE/4º para a FUNDAJ, em 20 de agosto, segundo os autos.
A Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) é uma instituição pública, vinculada ao Ministério da Educação, com sede em Recife, Pernambuco.
Criada em 1949 por iniciativa do sociólogo Gilberto Freyre, a FUNDAJ atua nas áreas de pesquisa social, educação, cultura e preservação da memória, com foco nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
O principal objetivo da instituição é gerar e disseminar conhecimento sobre a sociedade brasileira, contribuindo para a formulação de políticas públicas e para o desenvolvimento sustentável.
Ela desenvolve pesquisas em áreas como educação, meio ambiente e economia, além de possuir um vasto acervo de documentos, livros e materiais audiovisuais que registram a história e a cultura do Nordeste. Um de seus principais destaques é o Museu do Homem do Nordeste, que abriga mais de 17 mil peças em seu acervo.
Além disso, a fundação promove exposições, seminários e cursos para o público em geral.
Fica aberto no Jamildo.com o espaço para a FUNDAJ, caso queira se manifestar sobre o inquérito do MPF.