Mirella Almeida e Governo do Estado avançam em projeto para novas creches em Olinda

Prefeita realizou vistorias em áreas para a construção de novas creches na mesma semana que empossou mais de 200 novos professores na rede municipal

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 01/02/2025, às 08h50

Confira detalhes - Foto: Divulgação
Confira detalhes - Foto: Divulgação

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), realizou, nesta sexta-feira (31), uma série de vistorias para definir a construção de novas creches na cidade. A iniciativa conta com parceria do Governo de Pernambuco e visa ampliar o número de vagas na educação infantil.

Acompanhada por representantes estaduais, a gestora percorreu bairros como Alto da Conquista, Jardim Brasil, Peixinhos, Ouro Preto e Rio Doce, onde analisou possíveis espaços para instalação das unidades. Um estudo técnico está em andamento para viabilizar as construções e garantir que as creches atendam às necessidades da população.

Mirella reforçou a importância do investimento na educação infantil e no cumprimento dos compromissos assumidos durante a campanha. "Nós estamos aqui para cumprir as promessas de campanha. Vistoriando todos os locais onde a gente vai viabilizar a construção de novas creches, em parceria com a governadora. A gente quer crianças nas escolas, crianças nas creches e os pais podendo voltar a trabalhar", destacou.

A secretária de Educação de Olinda, Edilene Soares, ressaltou a necessidade de ampliar a rede de ensino infantil. "Isso é muito importante, porque a gente vai estar expandindo o atendimento de creches. A população precisa e nós temos demanda reprimida nos locais onde visitamos", afirmou.

Posse de novos professores reforça a educação municipal

Na última semana, também, Olinda celebrou a posse de mais de 200 novos professores que passam a integrar a Rede Municipal de Ensino. A cerimônia, realizada no auditório da Escola Estadual de Pernambuco ETE – Chico Science, em Rio Doce, marcou um importante passo para a educação da cidade.

A gestão municipal planeja convocar mais 400 professores em duas novas fases até janeiro de 2026, garantindo o cumprimento do calendário escolar e a melhoria contínua da qualidade de ensino.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Mirella destacou que a entrada dos novos professores fortalece os vínculos entre educadores e instituições, impactando positivamente tanto a aprendizagem dos alunos quanto a gestão escolar. “Quero parabenizar a cada um e a cada uma de vocês pela grande luta e pela grande vitória e conquista de estarem aqui hoje. E ver as lágrimas da mãe de Mirela me lembram muito as noites não dormidas da minha mãe para que eu e minha irmã pudesse, através da educação, mudar a nossa realidade. Uma política pública mais inclusiva, mais justa, uma educação que chegue de forma mais acolhedora, tanto para os alunos como para os professores e essa é a nossa obrigação garantir espaços inclusivos, espaços democráticos para que vocês estejam dentro de sala de aula nos ajudando a transformar os cidadãos da nossa cidade. Essa luta não é fácil, mas ela é coletiva”, afirmou a prefeita.

Os novos professores foram aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Olinda e têm diversos níveis de formação, incluindo mestres e doutores. A nomeação foi publicada no Diário Oficial no dia 13 de janeiro.

@blogdojamildo