Fies oferece até 100% de financiamento para candidatos do Cadastro Único, com foco em inclusão social e acesso à educação superior
por Yan Lucca
Publicado em 06/01/2025, às 14h08
O Ministério da Educação (MEC) anunciou 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025. Metade dessas vagas será destinada a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
A iniciativa faz parte do Fies Social, modalidade lançada em 2024 que possibilita o financiamento de até 100% dos encargos educacionais. A modalidade também inclui cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Dados do MEC indicam que, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes optaram pela migração do Fies tradicional para o Fies Social.
Criado pela Lei n.º 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo financiar estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderem ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Desde 2018, o programa passou a oferecer juros zero para candidatos com renda familiar per capita de até três salários mínimos. O modelo também adota uma escala de financiamento proporcional à renda do estudante.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Com a nova oferta de vagas para 2025, o MEC busca ampliar o acesso à educação superior e atender públicos com maior dificuldade de ingresso em instituições privadas. A pasta destaca que a ampliação do Fies Social está alinhada ao uso de critérios sociais na distribuição de vagas do programa.
Leia também
@blogdojamildo