Guerra das creches rivaliza João Campos e Raquel Lyra no tema. Agora estado vai contratar consultoria milionária
por Jamildo Melo
Publicado em 18/09/2024, às 14h40
Sem alarde, o Governo do Estado prepara uma licitação para realizar estudos técnicos para posteriormente construir novas creches em Pernambuco. A nova licitação é apenas para consultoria e estudos. As licitações para efetiva construção das novas creches viriam depois.
O edital foi divulgado pela Secretaria de Administração do Estado.
O Estado quer contratar consultorias para "estudos e projetos para construção e ampliação de creches".
O custo total informado ficou em R$ 14.739.179,74. O valor poderá ainda diminuir com a disputa entre as empresas interessadas.
A apresentação das propostas já foi marcada para 22 de outubro próximo.
A contratação está sendo feita por ata de registro de preços, em pregão eletrônico.
O Blog do Jamildo cobriu, desde o início de 2023, uma disputa entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife para mostrar quem aparece melhor do assunto creches. Não se sabia, naquela época, que existisse a intenção de usar o tema contra o atual prefeito do Recife, pela oposição.
Gilson Machado, candidato do PL, chegou a colocar no guia eleitoral o caso de um estupro de uma criança em uma creche no morro do Recife e sugerir que fosse culpa do prefeito. Tem perdido tempo precioso na Tv com direito de resposta do socialista ou retirada dos programas do ar.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) chegou a falar, na campanha de 2022, que seu apelido em Caruaru era "Racreche", por tantas creches que, segundo a gestora, construiu quando era prefeita.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também mostrou números no tema.
O assunto ficou apelidado nos bastidores políticos de "guerra das creches", ganhando João um apelido de "João das Creches" para buscar se contrapor a Raquel.
Atualmente, as novas creches da Prefeitura viraram controvérsia no guia eleitoral dos candidatos a prefeito. A Justiça Eleitoral também puniu algumas acusações feitas sobre as creches da Prefeitura por oposicionistas.
Leia também
@blogdojamildo