Encontro reunirá empresários, diplomatas e especialistas com o objetivo de fortalecer laços econômicos e estratégicos entre Recife e a Índia
por Clara Nilo
Publicado em 01/10/2025, às 12h16 - Atualizado às 12h37
O Recife será palco, na próxima terça-feira (7), do Seminário Internacional Fazendo Negócios com a Índia, evento inédito na região Nordeste. O encontro é promovido pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Câmara de Comércio Índia-Brasil, e reunirá líderes empresariais, autoridades governamentais, diplomatas e especialistas da indústria para debater oportunidades de cooperação e investimentos.
A programação contará com sete empresas que apresentarão cases de sucesso como potenciais oportunidades de negócios.
O seminário integra a Semana Paradiplomacia, que tem como objetivo fortalecer a atuação de governos locais em pautas internacionais, "indo além da esfera comercial para estimular também a inovação urbana, gestão ambiental e parcerias para o desenvolvimento sustentável".
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima, a iniciativa aproxima o setor produtivo local de empresas indianas e abre caminho para futuros acordos.
“A articulação em trazer a Câmara de Comércio Índia-Brasil vai proporcionar aos participantes e às empresas indianas uma aproximação importante para a economia da cidade. Buscamos, num primeiro momento, despertar o interesse local e, num futuro próximo, estabelecer parcerias estratégicas para nossa cidade”, afirmou ele.
Os painéis do evento abordarão temas como “Conexões Estratégicas para Inovação, Comércio e Tecnologia”; “Índia Hoje: Cultura, Economia e Oportunidades de Negócios”; “Logística e Comércio Exterior” e “Brasil-Índia: Pontes de Inovação e Oportunidades”.
Entre as empresas confirmadas estão a indiana Zoho, referência em softwares de gestão empresarial; a HCLTech, multinacional de tecnologia da informação; e a Praj Industries, com atuação global em bioenergia e biotecnologia industrial.
Também participam a Rocksalt Interactive Games, do setor de games; a SAE Towers, especializada em linhas de transmissão de energia; e a brasileira Nanofert, do setor de agronegócio. A Nanum Nanotecnologia, que atua em química fina e nanotecnologia, também apresentará seus modelos de negócio.
O evento contará ainda com representantes da Sudene, da Fiepe e do Porto Digital.
Leia também