Recife tem mais da metade do crescimento dos postos de trabalho de Pernambuco, mas capital teve números negativos em dois setores
por Cynara Maíra
Publicado em 29/08/2024, às 11h03
Foi divulgado na quarta-feira (28) os números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) no Brasil.
Dentre um resultado nacional positivo, com criação de 188 mil vagas de emprego formalizados, Pernambuco e a cidade do Recife apresentaram bons resultados para os trabalhadores.
O CAGED apresentou uma elevação de 146% nos postos de emprego no estado de Pernambuco, com a criação de 25,1 mil novas vagas nos primeiros sete meses de 2024. Desse intervalo, seis meses foram de saldos positivos na área empregatícia.
Apenas no mês de julho, 7.578 postos de trabalho foram criados em Pernambuco.
Governadora do estado desde 2023, Raquel Lyra (PSDB) interpretou os números como feitos de sua gestão ao afirmar que os resultados mostram "que os esforços que vêm sendo empreendidos estão dando frutos [...] que o nosso Estado está, mais uma vez, em rota de desenvolvimento".
Os números de julho estão vinculados com a elevação das vagas no setor de serviços. Veja o ranking de geração de novos postos de trabalho:
Correspondente de 54,43% de todos os postos de trabalho criados em 2024 no estado, Recife conseguiu apresentar apenas no mês de julho um saldo de 1.215 novas vagas de emprego. O resultado dos primeiros sete meses do ano foi de 13.700 oportunidades empregatícias.
A secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio, afirmou que os números da capital pernambucana ocorrem a partir das ações da Prefeitura de João Campos (PSB) para garantir um ambiente favorável às empresas.
Assim como em todo estado, a maioria das novas vagas vieram do setor de serviços, com um saldo de 1.041 empregos. Apesar dos números, Recife ainda teve saldos negativos na área de Indústria e Pecuária, com menos 148 postos no setor industrial e menos sete na área Agro da cidade.
Leia também
@blogdojamildo