Vinte e três municípios de consórcio do litoral sul emitem nota e manifestação pública reforçando apoio à permanência de Danilo Cabral na Sudene
por Jamildo Melo
Publicado em 03/08/2025, às 20h36 - Atualizado às 20h52
O furo do site Jamildo.com, revelando que o governo do Ceará e os empresários que tocam a Transnordestina naquele estado pediram a Lula a cabeça do superintende da Sudene, por defender o ramal de Pernambuco, para o porto de Suape, continua repercutindo.
Neste fim de semana, o Consórcio dos Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (COMAGSUL), composto por vinte e três municípios consorciados, através do prefeito de Altinho e presidente do consórcio, Marivaldo Pena, divulgou uma nota oficial para externar irrestrito apoio à permanência de Danilo Cabral na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).
O COMAGSUL – Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul do Estado de Pernambuco, apresenta-se como um instrumento de cooperação técnico-científica, pedagógica, de intercâmbio turístico e cultural, de preservação do meio ambiente, incluindo agricultura, gestão ambiental e política de resíduos sólidos, saúde, manutenção e restauração do patrimônio histórico, dentre outras ações.
Estão consorciados nele, os municípios de: Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bonito, Catende, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Cupira, Ibirajuba, Jaqueira, Jurema, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Maraial, Panelas, Quipapá, São Benedito do Sul, São Joaquim do Monte, Jupi, São João, Riacho das Almas e Tacaimbó.
Segundo a entidade, a atuação de Danilo Cabral tem se mostrado fundamental para o fortalecimento institucional da SUDENE e para a retomada do papel estratégico do órgão no planejamento regional e no fomento de políticas públicas estruturadoras voltadas ao desenvolvimento econômico do Nordeste.
"Destacamos, em especial, o seu firme compromisso com a defesa da continuidade das obras da FERROVIA TRANSNORDESTINA, projeto essencial para a logística nacional e para o escoamento da produção da região Nordeste. Defender a TRANSNORDESTINA é defender o Nordeste, pois a obra representa um verdadeiro divisor de águas para a interiorização do desenvolvimento e para a redução das desigualdades regionais", disse o prefeito de Altinho, Presidente do COMAGSUL.
"Sob a liderança de Danilo Cabral, a SUDENE tem atuado com competência técnica, visão estratégica e diálogo permanente com os entes federativos, a sociedade civil e o setor produtivo. A continuação do seu trabalho é imprescindível para a continuidade dos projetos e ações que vêm promovendo impactos positivos concretos nos municípios nordestinos".
"Com larga experiência na gestão pública, reconhecida capacidade de articulação institucional e sensibilidade para com os desafios históricos da região, Danilo Cabral tem consolidado a SUDENE como um vetor de transformação para o Nordeste", afirma o texto.
"Assim, os municípios consorciados ao COMAGSUL reforçam seu veemente apoio à permanência de Danilo Cabral na Superintendência da SUDENE, confiantes de que sua continuidade garantirá a manutenção de uma gestão técnica, comprometida e efetiva em prol do desenvolvimento socioeconômico regional", conclui a entidade, em informe ao site.