A nova conexão Recife a Porto é uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer a infraestrutura e a economia local
por Yan Lucca
Publicado em 16/01/2025, às 11h12
O Governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), deu mais um passo para fortalecer a infraestrutura aeroportuária brasileira e ampliar a conectividade internacional. Nesta quarta-feira (15), o ministro Silvio Costa Filho, o prefeito do Recife, João Campos, e representantes da Azul Linhas Aéreas anunciaram o início das vendas de passagens para a nova rota direta entre Recife–PE e Porto, em Portugal.
O voo é resultado de uma articulação conjunta entre o Ministério dos Portos e Aeroportos, o Ministério do Turismo (MTur), a Embratur, o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife. O objetivo é impulsionar o turismo e as viagens de negócios, além de fomentar a geração de empregos e renda nos dois países.
O ministro Silvio Costa Filho destacou a importância da iniciativa para a economia brasileira. “Mais conectividade com o mundo significa mais turistas descobrindo a riqueza da cultura brasileira, mais empregos sendo criados e uma economia fortalecida. O Governo Federal permanece firme no compromisso de ampliar investimentos e garantir aeroportos cada vez mais seguros, modernos e preparados para receber visitantes”, afirmou.
Celso Sabino, ministro do Turismo, também celebrou a nova conexão. “Encurtar a distância entre o Brasil e um mercado tão relevante significa muito para o turismo interno. Cada iniciativa que promove essa aproximação é fundamental para atrairmos mais turistas estrangeiros, melhorando a renda do povo brasileiro”, disse.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, reforçou o potencial do Brasil no turismo internacional: “O Brasil está se reposicionando no mundo, e o crescimento do turismo internacional é prova disso. O mais fascinante no turismo brasileiro é que, dada a dimensão continental do país, todas as regiões estão experimentando avanços significativos. O Nordeste, em especial, tem se destacado de forma única nesse processo”, afirmou.
É importante reforçar que este é o primeiro voo direto para o Porto, o que faz Recife pioneira no Nordeste na oferta desta rota. Atualmente, Recife conta com 13 voos semanais para Lisboa, operados pela TAP.
O prefeito João Campos destacou os benefícios da nova rota para a economia local. “O Recife será o grande beneficiado, com o aumento nas operações e geração de empregos, que é o que buscamos. Isso beneficia desde quem vende espetinho, cervejinha gelada na beira da praia ou caldinho, até grandes grupos hoteleiros e centros de convenções”, declarou.
Leia também
@blogdojamildo