Mercado publicitário promove Fórum da Propaganda de Pernambuco

Encontro promovido por Sinapro-PE e Abap-PE será nesta quarta-feira, 10 de setembro, e vai debater pautas estratégicas para fortalecer o mercado

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 09/09/2025, às 14h18 - Atualizado às 14h37

Diretoria do Sinapro-PE - Divulgação
Diretoria do Sinapro-PE - Divulgação

O mercado publicitário pernambucano dá um passo importante de integração com a realização da 1ª edição de 2025 do Fórum da Propaganda de Pernambuco, marcado para o dia 10 de setembro, às 9h, no Hotel Transamérica Prestige Recife.

Fruto da união entre o Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE) e a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-PE), o encontro reúne sócios das agências associadas para debater os rumos do setor e definir ações conjuntas para seu fortalecimento.

Com mais de 20 anos de existência, o Fórum consolidou-se como espaço de articulação, troca de experiências e construção coletiva de soluções para os desafios da publicidade.

A edição de 2025 terá como pauta os temas em andamento no Ecossistema Sinapro/Fenapro, as entregas já realizadas pelo Sinapro-PE e a definição de novas demandas e estratégias para atuação integrada das agências no Estado.

Para Lelê Carvalho, presidente do Sinapro-PE, o momento reforça a necessidade de união diante das transformações do mercado:

O Fórum é um ativo fundamental para o nosso segmento. Ele existe há mais de duas décadas e sempre teve como objetivo fortalecer o mercado, construir caminhos conjuntos e garantir que a publicidade de Pernambuco continue crescendo de forma estruturada.

De caráter estratégico e colaborativo, o encontro é restrito a sócios do Sinapro-PE e da Abap-PE, com foco em ampliar competitividade, inovação e representatividade para o setor.

Crescimento econômico e ambiente favorável

Em 2024, Pernambuco registrou expansão econômica de 4,7%, o maior índice dos últimos 15 anos e acima da média nacional de 3,8%, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central. Esse cenário robusto favorece investimentos e consumo, criando terreno fértil para o setor publicitário.

O varejo também segue aquecido, com as vendas crescendo 4,3% em maio de 2025 em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 12 meses, o avanço foi de 3,7%, um clima positivo para anunciantes, que tendem a intensificar campanhas em momentos de expansão comercial.

Com mais de 50 agências filiadas, o Sinapro-PE representa cerca de 80% do faturamento publicitário em Pernambuco, movimentando aproximadamente R$ 450 milhões por ano.