Inovação e oportunidades: Escola de Moda irá beneficiar 150 mulheres da Zona da Mata Norte do estado

ONG investe em modernização e capacitação de mulheres em cursos de modelagem, corte e costura com primeira Escola de Moda na Zona da Mata Norte

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 19/06/2024, às 16h05

Foto de algumas das 150 mulheres beneficiadas com os cursos oferecidos pela primeira Escola de Moda - Foto: Divulgação
Foto de algumas das 150 mulheres beneficiadas com os cursos oferecidos pela primeira Escola de Moda - Foto: Divulgação

O Polo de Confecções do agreste do Estado sempre foi um modelo de sucesso do setor têxtil, e através do seu exemplo, outras regiões do estado, como a Zona da Mata Norte, estão começando a investir na mesma área.

Formada por municípios que tradicionalmente sobrevivem da agricultura familiar e do plantio da cana-de-açúcar, agora, com a recuperação econômica e a valorização da moda nacional, o cenário pode melhorar.

A ONG Giral, de Glória do Goitá, decidiu investir na criação da primeira escola de moda da Zona da Mata Norte do estado. A iniciativa irá beneficiar inicialmente 150 mulheres, com cursos de modelagem, corte e costura.

Para o professor de Corte e Costura, Jhonne Cleibison, cerca de 60 idosos são beneficiadas pelo projeto. “Com a implantação da Escola de Moda elas estão descobrindo que a idade não é nenhum empecilho para criarem aquele vestido que sonhavam usar. E além de tudo, começam a ter condições de uma renda extra, costurando para amigos, parentes e vizinhos”, afirmou.

Inovação e oportunidade

Equipada com 40 máquinas industriais de última geração, a escola viabiliza que o local se transforme em uma moderna indústria têxtil. A iniciativa corrobora com geração de emprego e renda para mulheres que antes estavam restritas aos papéis domésticos, agrícolas ou aposentadas.

De modelos de confecção até outros aprendizados, um dos principais objetivos é dar independência financeira a essas mulheres, além de perspectivas profissionais.

Outro projeto exemplo de transformação social é o "Projeto Vida Feliz: Os Sonhos Não Envelhecem", lançado este ano pela mesma ONG

Voltado para idosos entre 60 e 80 anos, a iniciativa promove atividades de danças, artes, informática, leitura e oficinas de corte e costura.

Patrocinada pela Seguradora BB Seguros (Banco do Brasil), o projeto visa a capacitação de idosos.

Amauri Aguiar de Vasconcelos, CEO da BB Seguros, irá visitar Glória do Goitá nesta quinta-feira (20) para conferir os resultados práticos da iniciativa que cogita implantar um centro de confecções capaz de competir com o Polo de Confecções do Agreste.

Estas iniciativas impulsionam a economia e, com os investimentos adequados, cria oportunidades que transformam realidades e promovem desenvolvimento social e econômico.

O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog de Jamildo no Jornal do Commercio (JC).