Pesquisa da BigDataCorp registra a marca de mais de 60 milhões de CNPJs registrados e um montante investido que ultrapassa 184 trilhões de reais
por Yan Lucca
Publicado em 14/06/2024, às 15h58
Uma pesquisa realizada pela BigDataCorp aponta que o Brasil ultrapassou a marca de mais de 60 milhões de Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Desse número, 36,35% estão ativos, apresentando um dinamismo próprio do mercado brasileiro, onde novas empresas nascem, enquanto outras se despedem desse cenário, estando sempre em renovação.
A maioria das empresas são matrizes (94,50%), e apenas 5,50% são filiais. Os dados da pesquisa são de abril deste ano. Confira mais detalhes ao longo da matéria.
>>> STF atualiza correção do FGTS: Contas seguirão IPCA em decisão histórica
>>> Empresários sugerem revolução nos transporte a partir da estadualização do Metrô
>>> Fundo de Cingapura promete abrir empresas na Reserva do Paiva, no Cabo
Desse mercado, 77,9% são representados pelas chamadas Micro Empresas (ME), e sua grande maioria são empresas individuais (MEIs), que somam 75,62%, evidenciando a importância dos pequenos empreendedores para a economia nacional.
As empresas em funcionamento no país anunciaram um capital social totalizando 21 trilhões. Ao expandir a análise para os 60 milhões de CNPJs registrados, abarcando também aqueles que encerraram as suas atividades, o montante ascende a quase R$ 185 trilhões.
Segundo o mesmo levantamento, o mês de setembro de 2020 foi o período de maior crescente. Foram 797.053 novas empresas registradas. Em contrapartida, fevereiro de 21 foi o período com maior número de fechamentos de empresas, um total de 666.031 negócios.
São Paulo, segue forte como epicentro dos negócios brasileiros. O estado conta com 30,9% das empresas ativas, seguida por Minas Gerais, com 10,42, e Rio de Janeiro, com 8,4%.
Desse montante de CNPJs, a pesquisa concluiu que a idade média de empresas ativas é de 8 anos. 77,9% das empresas encerram suas operações antes de completar 4 anos, e menos de 1% chegam a completar 10 anos.
Confira quais são as 10 principais atividades registradas das empresas brasileiras:
Leia mais em Jamildo.com, jornalismo sério, informação precisa.
@blogdojamildo