Ingrid Zanella cumpre promessa e dá anuidade zero para jovens advogados de Pernambuco

OAB-PE anuncia anuidade zero para jovens advogados

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 07/01/2025, às 11h09

Uma advogada, Ingrid Zanella (na foto em entrevista ao PODJÁ!), ocupa a presidência da OAB pela primeira vez em 90 anos - Yan Lucca/Jamildo.com
Uma advogada, Ingrid Zanella (na foto em entrevista ao PODJÁ!), ocupa a presidência da OAB pela primeira vez em 90 anos - Yan Lucca/Jamildo.com

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, anunciou nesta terça-feira (07) uma medida inédita: anuidade zero para jovens advogados e advogadas do Estado com até cinco anos de formados.

A medida começa a vigorar a partir de hoje.

Primeira no Brasil

Segundo a entidade, essa medida é histórica, e a OAB-PE é a primeira no Brasil a implantar a anuidade zero.

Conforme a nova gestão, a decisão foi tomada após a adequação do orçamento da Ordem, garantindo a execução da proposta que beneficiará mais de 10 mil jovens advogados.

Atualmente, a anuidade para os jovens advogados varia de R$ 400 a R$ 720.

Declaração de Ingrid Zanella

"Desde a primeira semana de trabalho, nos debruçamos com nossa equipe sobre esse assunto de grande importância para a advocacia pernambucana. Mexemos no orçamento e encontramos a solução que vai atender toda essa parcela da advocacia pernambucana", disse Ingrid Zanella, a primeira mulher a assumir a OAB-PE.

A advogada também concedeu sua primeira entrevista exclusiva ao PODEJÁ, o podcast do site Jamildo.com, depois de ter sido a primeira mulher eleita presidente da OAB-PE. Ela foi a primeira mulher entrevistada pelo programa, que em breve começa a sua segunda temporada.

A classe advocatícia elegeu a vice-presidente da OAB-PE com 49,91% dos votos, primeira no cargo em mais de 90 anos da seccional. A disputa foi acirrada, marcada por judicializações e fortes críticas entre os adversários.

No entanto, a vitória já havia sido prevista por uma pesquisa do Instituto Teorema, ex-Centro Integrado de Pesquisas e Comunicação (Cipec), com mais de 16 anos de experiência no mercado de pesquisas de opinião e trabalhos realizados em todas as regiões do Brasil.

A pesquisa ouviu advogadas e advogados pernambucanos, inscritos na Ordem, a fim de avaliar o cenário eleitoral e a imagem das potenciais chapas e candidatos à presidência da OAB Pernambuco.

A pré-candidata Ingrid Zanella, nome apresentado pela situação ao pleito de 18 de novembro, já aparecia na frente com grande margem de diferença, conforme informou com exclusividade o site Jamildo.com.

@blogdojamildo