Bruno Baptista, ex-presidente da OAB, diz que advogadas representam mais de 50% dos profissionais em Pernambuco, mas nunca teve uma mulher presidente
Bruno Baptista | Publicado em 18/11/2024, às 06h44 - Atualizado às 07h01
Por Bruno Baptista, ex-presidente da OAB/PE
Há mais de cinquenta anos, a saudosa Nair Andrade, primeira diretora da história da OAB/PE, profetizou: vai ter mulher nessa Ordem!
Causa-me incômodo ver a galeria de ex-presidentes da nossa instituição, da qual faço honrosamente parte, preenchida exclusivamente por homens. As advogadas já representam mais de 50% dos profissionais em Pernambuco, mas nunca tivemos uma mulher como presidente da OAB/PE.
Demorou, mas o momento chegou!
A despeito da importância da representatividade feminina, não é apenas por isso que devemos eleger a chapa Renovação Experiente, comandada por Ingrid Zanella e Schamky Bezerra uma inovação dupla por ter duas mulheres no comando. Esta chapa reúne as qualidades necessárias para enfrentar os desafios significativos que a OAB/PE enfrenta em um contexto de transformações sociais, tecnológicas e institucionais.
Ingrid Zanella é uma profissional cuja trajetória reflete um compromisso inabalável com a advocacia, a ética e a inclusão, demonstrando a sua habilidade de equilibrar inovação e respeito às tradições da advocacia.
Além disso, Ingrid tem sido uma voz ativa na luta pela igualdade de oportunidades. Seu compromisso com a inclusão de advogados em início de carreira, com a advocacia das Subseccionais, bem como com a capacitação contínua de todos os profissionais, reflete sua sensibilidade às necessidades da classe.
A candidatura de Ingrid Zanella é pautada por uma visão clara de futuro. Em um momento em que a tecnologia está transformando o exercício da advocacia, sua proposta de fortalecer a digitalização de processos, capacitar os profissionais para os desafios tecnológicos e garantir uma infraestrutura moderna e acessível é essencial. Ingrid compreende que a advocacia precisa se adaptar aos novos tempos sem perder de vista os princípios fundamentais que regem a profissão.
A OAB/PE precisa de uma liderança que seja firme na defesa das prerrogativas da advocacia e que esteja pronta para enfrentar os ataques que a classe tem sofrido nos últimos anos. Ingrid Zanella já demonstrou que possui a coragem e a habilidade necessárias para liderar essa defesa. Sua experiência institucional a prepara para fortalecer o papel da Ordem como uma entidade que não apenas representa, mas inspira confiança e respeito na sociedade.
Mas o mais importante, na minha opinião, é o compromisso com a verdade. Ingrid gosta da verdade e a verdade gosta dela. Assim, todas as propostas que estão sendo apresentadas pela chapa Renovação Experiente já possuem um carimbo: Compromisso!
Com Ingrid Zanella na presidência, os jovens advogados terão acesso a uma infraestrutura digital mais eficiente, facilitando seu ingresso e crescimento na profissão. As Subseccionais terão apoio ainda maior, e a advocacia feminina, finalmente, verá o reconhecimento que merece em nossa liderança.
A eleição de Ingrid Zanella para a presidência da OAB/PE representa a oportunidade de aliar renovação e experiência, inovação e tradição, coragem e diálogo. Sua liderança tem o potencial de levar a advocacia pernambucana a um novo patamar, garantindo que a Ordem permaneça firme em sua missão de defender a classe, promover a justiça e servir à sociedade.
Vamos fazer história juntos. Apoiar Ingrid Zanella é mais do que uma escolha, é um compromisso com o futuro da advocacia e da sociedade pernambucana.
Nair Andrade nos deixou em janeiro deste ano sem ver uma mulher na presidência da OAB/PE, mas seu legado continua a nos inspirar.
Por isso, Nair, a advocacia pernambucana vai fazer ecoar neste 18/11/2024 as suas palavras: vai ter mulher nessa Ordem!
Leia também
@blogdojamildo