Intenção de doação da batata inglesa foi anunciada pela Secretaria de Fazenda de Pernambuco
por Jamildo Melo
Publicado em 26/02/2025, às 17h07
Com alarde, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ) publicou um edital para a doação de 15.000 quilos de batata inglesa, mercadoria apreendida de origem vegetal e perecível. Não se sabe de quem as toneladas foram confiscadas.
Esta iniciativa visa destinar o alimento a entidades de assistência social mantidas pelo Estado de Pernambuco ou de caráter particular, além de entidades da Administração Indireta ou fundações instituídas ou mantidas pelo Estado.
A medida da Sefaz busca contribuir para ações sociais em Pernambuco, aproveitando a mercadoria apreendida para combater o desperdício e apoiar organizações que atendem a população.
As entidades interessadas em receber a doação devem manifestar interesse até o dia 27 de fevereiro de 2025, na SEFAZ.
Ou sejam, a SEFAZ deu 24 horas para os interessados se manifestarem, pois o aviso só foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (26). A velocidade deve ter a ver com o produto, bastante perecível. Quando os bens apreendidos tem algum valor econômico, as vezes os órgãos públicos promovem leilões.
As manifestações devem ser enviadas por e-mail.
Para esclarecer eventuais dúvidas, a unidade de mercadorias apreendidas (UMAP) disponibilizou os números de telefone: (81) 3183-5826 ou (81) 3183-5824.
A batata inglesa, um alimento conhecido e apreciado mundialmente, é muito mais do que um simples tubérculo.
Originária da América do Sul, especialmente das regiões andinas, a batata inglesa foi levada para a Europa pelos exploradores espanhóis no século XVI e rapidamente se tornou um alimento básico em muitos países devido à sua versatilidade, valor nutritivo e facilidade de cultivo.
Rica em carboidratos, a batata inglesa é uma excelente fonte de energia.
Além disso, contém vitaminas C e B6, potássio, ferro e fibras alimentares. A presença desses nutrientes faz da batata um alimento importante para a saúde, contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso, imunológico e digestivo.