Governo de Pernambuco quer doar 15 toneladas de batata

Intenção de doação da batata inglesa foi anunciada pela Secretaria de Fazenda de Pernambuco

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 26/02/2025, às 17h07

Produto vai ser doado depois de apreensão pela Sefaz - Reprodução
Produto vai ser doado depois de apreensão pela Sefaz - Reprodução

Com alarde, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ) publicou um edital para a doação de 15.000 quilos de batata inglesa, mercadoria apreendida de origem vegetal e perecível. Não se sabe de quem as toneladas foram confiscadas.

Esta iniciativa visa destinar o alimento a entidades de assistência social mantidas pelo Estado de Pernambuco ou de caráter particular, além de entidades da Administração Indireta ou fundações instituídas ou mantidas pelo Estado.

A medida da Sefaz busca contribuir para ações sociais em Pernambuco, aproveitando a mercadoria apreendida para combater o desperdício e apoiar organizações que atendem a população.

As entidades interessadas em receber a doação devem manifestar interesse até o dia 27 de fevereiro de 2025, na SEFAZ.

Ou sejam, a SEFAZ deu 24 horas para os interessados se manifestarem, pois o aviso só foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (26). A velocidade deve ter a ver com o produto, bastante perecível. Quando os bens apreendidos tem algum valor econômico, as vezes os órgãos públicos promovem leilões.

As manifestações devem ser enviadas por e-mail.

Para esclarecer eventuais dúvidas, a unidade de mercadorias apreendidas (UMAP) disponibilizou os números de telefone: (81) 3183-5826 ou (81) 3183-5824.

BATATA INGLESA

A batata inglesa, um alimento conhecido e apreciado mundialmente, é muito mais do que um simples tubérculo.

Originária da América do Sul, especialmente das regiões andinas, a batata inglesa foi levada para a Europa pelos exploradores espanhóis no século XVI e rapidamente se tornou um alimento básico em muitos países devido à sua versatilidade, valor nutritivo e facilidade de cultivo.

Rica em carboidratos, a batata inglesa é uma excelente fonte de energia.

Além disso, contém vitaminas C e B6, potássio, ferro e fibras alimentares. A presença desses nutrientes faz da batata um alimento importante para a saúde, contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso, imunológico e digestivo.