Prefeito Marcílio Régio discute com banco federal como ampliar programa de moradias populares para Goiana
por Jamildo Melo
Publicado em 05/08/2025, às 07h40 - Atualizado às 08h21
O prefeito de Goiana, Marcílio Régio, iniciou negociações com a Caixa Econômica Federal para dar impulso a um programa de habitação popular na cidade da Mata Norte.
Nesta segunda-feira, o chefe do Executivo municipal esteve reunido com uma equipe da entidade federal, que procurou o município para falar do potencial de expansão nesta área.
No encontro, Marcílio Régio revelou que planeja criar uma secretaria de habitação em breve e estima elaborar um programa com mil unidades por ano.
"Nos sabemos que a demanda é alta. São cerca de 5 mil pessoas que estão morando em João Pessoa porque não temos moradias aqui. Com o fechamento das duas usinas da região, a hora do crescimento (imobiliário) chegou", disse.
O superintendente regional Romero Cavalcanti disse que o município tem capacidade de pagamento e limite aprovado nesta direção. A Caixa também se ofereceu para ajudar como ponte com o mercado de construção, conforme assinalou a superintendente de Habitação Carla Fernanda.
Com apenas uma operação de 144 unidades e investimentos de R$ 20 milhões e mais duas em prospecção, com 288 unidades, a Caixa disse que há espaço para crescimento considerável.
"Além dos benefícios sociais, as operações ainda ajudam a movimentar a economia local, com contratação de mão de obra e compras locais", afirmou, ao site Jamildo.com, no encontro.
Os técnicos da gestão municipal demonstraram animação com o interesse da Caixa no tema, com a possibilidade de se inserir no programa estadual Morar Bem.
A vice-prefeita Lícia Maciel elogiou a busca de parceria observando que não havia nada no PAC, mas que havia necessidade de ações para lidar com encostas e dragagem de rios. Outro ponto discutido no encontro foi a possibilidade e otimização da iluminação pública.
Além da prestação de serviços na área social, a Caixa manifestou forte interesse em disputar a gestão da folha de pessoal do município, neste segundo semestre. Hoje a conta é administrada pelo Bradesco.