Precatórios do Fundef: Prefeitura de Goiana libera etapa complementar da terceira parcela para os professores

Prefeitura de Goiana fez liberou uma nova leva de pagamentos dos precatórios do Fundef do município para contemplar novos beneficiários

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 17/07/2025, às 09h11 - Atualizado às 09h48

Marcílio Régio, prefeito de Goiana após eleição suplementar - DIVULGAÇÃO/ PREFEITURA DE GOIANA
Marcílio Régio, prefeito de Goiana após eleição suplementar - DIVULGAÇÃO/ PREFEITURA DE GOIANA

A Prefeitura de Goiana anunciou, na terça-feira (15), a liberação de uma nova etapa do pagamento dos precatórios do Fundef, contemplando profissionais da educação que não estavam incluídos na primeira rodada da terceira parcela.

O crédito se refere a uma etapa complementar da terceira parcela do ciclo de pagamentos iniciado em 2022 e é voltado a professores e seus sucessores legais com atuação na rede municipal durante o período de déficit no repasse do Fundef na cidade. 

Os recursos são provenientes da terceira parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), referentes a repasses complementares da União que foram reconhecidos judicialmente como devidos ao município.

Segundo o prefeito Marcílio Régio, a medida beneficia 402 novos nomes que estavam pendentes na listagem de pagamento anterior, realizada em 30 de junho de 2025.

Com isso, o total de profissionais contemplados chega a 912 beneficiários. O anúncio foi feito durante coletiva na sede da Prefeitura, com a presença do secretário de Administração, Alexandre Lima; do secretário de Finanças, Cal Volia; e da presidente do GoianaPrevi, Olga Sena.

A gestão indicou que o pagamento inclui profissionais ativos, aposentados, pensionistas e herdeiros, seguindo os critérios estabelecidos para a distribuição da verba judicial.

A etapa complementar, segundo a Prefeitura, foi necessária para corrigir pendências e garantir que todos os nomes com direito ao valor fossem devidamente incluídos. No caso dos pensionistas e herdeiros, o pagamento será feito presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Finanças.

Estamos garantindo o direito de cada profissional e seus sucessores legais. É um compromisso da nossa gestão com a valorização da educação e o respeito à justiça”, afirmou o prefeito Marcílio Régio (PP), durante o anúncio.

Essa liberação não está relacionada à chamada “quarta parcela” dos precatórios, conhecida como saldo controverso, que ainda depende de homologação judicial e será paga aos profissionais da rede estadual de ensino pelo Governo do Estado de Pernambuco.

A medida atual trata apenas da terceira parcela sob responsabilidade da Prefeitura de Goiana.