Arcoverde e Bezerros anunciam programações de Carnaval para aquecer economia no interior

Cidades do Agreste e Sertão detalham ciclos do Carnaval 2026; Bezerros espera movimentar R$ 20 milhões com 550 mil foliões e polos multiculturais

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 02/01/2026, às 11h13 - Atualizado às 11h41

Em Bezerros, o tema escolhido para 2026 é “História, Movimento e Encanto”, uma homenagem à tradição centenária dos Papangus. - Foto: Divulgação
Em Bezerros, o tema escolhido para 2026 é “História, Movimento e Encanto”, uma homenagem à tradição centenária dos Papangus. - Foto: Divulgação

As prefeituras de Bezerros e Arcoverde oficializaram, nesta semana, as diretrizes e atrações para o ciclo do Carnaval 2026.

Os anúncios, realizados em eventos de lançamento nos respectivos municípios, marcam a estratégia das gestões para impulsionar a economia local através do turismo de eventos, com foco na valorização das tradições do Agreste e do Sertão pernambucano.

Em Bezerros, o tema escolhido para 2026 é “História, Movimento e Encanto”, uma homenagem à tradição centenária dos Papangus.

A estimativa da gestão municipal é que a folia atraia mais de 550 mil visitantes e movimente aproximadamente R$ 20 milhões na economia regional. O calendário oficial de 2026 compreende o período de 11 a 18 de fevereiro, com a abertura oficial agendada para o Sábado de Zé Pereira (14).

“Com alegria e gratidão, seguimos juntos construindo uma Bezerros cada vez mais forte e de gente feliz”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino, ao celebrar mais um capítulo da história do Carnaval do Papangu.

Prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino
Prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, anunciou nesta semana parte da programação do Carnaval dos Papangus. Foto:Divulgação

A grade artística de Bezerros reflete a aposta na diversidade multicultural para atrair diferentes perfis de público.

Entre os nomes confirmados estão Elba Ramalho, Edson Gomes, Fundo de Quintal, Raphaela Santos, Spok Frevo e Otto.

Ao todo, a cidade contará com oito polos festivos, incluindo o QG do Frevo e o Polo Kids. A homenageada do ano será a professora e arte-educadora Mileide Santos, que celebra 40 anos de trajetória dedicados à cultura popular.

No Sertão, Arcoverde inicia seu ciclo carnavalesco antecipadamente com o 18º Baile Municipal, marcado para o dia 31 de janeiro.

A gestão do prefeito Zeca Cavalcanti aposta no resgate da tradição dos bailes de salão, trazendo como atração principal o Grupo Revelação, além do Maestro Spok e da Orquestra Super Oara

O evento é visto como o "abre-alas" para o projeto Nosso Carnaval 2026, que busca consolidar o município como referência festiva no Sertão do Moxotó.

Maestro Spok e Grupo Revelação
Em Arcoverde, as atrações principais do Baile Municipal serão Maestro Spol, Grupo Revelação, e Orquestra Super Oara. Foto: Reprodução da internet

A estratégia de Arcoverde e Bezerros em anunciar as atrações com antecedência visa facilitar o planejamento da rede hoteleira e do setor de serviços.

Em Bezerros, o 22º Baile Municipal, agendado para 7 de fevereiro, trará o tema “O Encanto do Papangu no País do Frevo e do Futebol”, fazendo uma alusão direta aos preparativos para a Copa do Mundo.

A conexão entre cultura e esporte será o mote para apresentações de Nonô Germano e Marrom Brasileiro. Já o tradicional "Bacalhau do Lula Vassoureiro", na quarta-feira de cinzas (18), encerrará o ciclo oficial.

A capilaridade das festas no interior de Pernambuco reforça o papel do estado como polo de turismo criativo.

Enquanto o litoral foca em infraestrutura de acesso, como visto nas recentes ações de mobilidade no Cabo de Santo Agostinho, o interior aposta na identidade cultural para garantir a ocupação dos leitos de hotéis e o consumo no comércio de rua.

A expectativa dos gestores municipais é que o Carnaval 2026 apresente um crescimento real na arrecadação tributária municipal de ISS e ICMS, reflexo do aumento na prestação de serviços.