Com obras 90% concluídas, João Campos vistoria ponte Júlia Santiago, que ligará Areias e Imbiribeira

Prefeito promete entregar estrutura em 2026. Ponte Júlia Santiago será o maior do tipo construído no Recife nos últimos 40 anos

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 01/01/2026, às 11h54 - Atualizado às 12h03

João Campos e Victor Marques cumprimentam homem. Os 3 usam capacete de proteção
PCR

Recondução: Raquel Lyra (PSD) confirmou Ricardo Alexandre como Procurador-Geral do MPC-PE para o biênio 2026/2027.

Unanimidade: A escolha seguiu a indicação unânime do Colégio de Procuradores do órgão.

Perfil: Ricardo Alexandre é autor de livros de Direito Tributário, ex-auditor da Receita e está no cargo desde 2024.

Atuação: O MPC-PE fiscaliza o uso de recursos públicos junto ao TCE; o órgão recentemente questionou contratações de policiais na gestão estadual.

As obras da Ponte Júlia Santiago, que ligará os bairros de Areias (Zona Oeste) e Imbiribeira (Zona Sul), chegaram a 94% de execução.

Na quarta-feira (31), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o vice-prefeito Victor Marques vistoriaram o canteiro para acompanhar a reta final dos trabalhos.

O equipamento cruza o Rio Tejipió e tem o objetivo de criar uma nova conexão entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes. A estimativa da prefeitura é que a intervenção reduza em até 40% o tempo de deslocamento na região.

"A ponte já está praticamente pronta. O que estamos fazendo agora é finalizando o complexo viário para garantir que esse sonho de muitos anos se torne uma realidade", afirmou João Campos.

A gestão já concluiu a concretagem do tabuleiro principal. No momento, as equipes trabalham nos acabamentos, como calçadas, instalação de pisos táteis e a preparação dos aterros nas cabeceiras da ponte, que conectarão a estrutura às vias existentes.

O projeto tem investimento total de R$ 106 milhões, com financiamento parcial da Caixa Econômica Federal.

Estrutura e Homenagem

Iniciada em outubro de 2023, a Ponte Júlia Santiago terá 335 metros de extensão e 20,4 metros de largura. O espaço será dividido em quatro faixas para veículos, duas faixas exclusivas para pedestres e uma ciclofaixa.

O nome da ponte homenageia Júlia Santiago, a primeira mulher eleita vereadora do Recife, em 1947. Natural de São Lourenço da Mata, ela foi uma liderança sindical histórica ligada ao movimento dos trabalhadores da fiação e tecelagem.

Plano de Pontes

A intervenção faz parte de um pacote de obras de mobilidade que a gestão municipal tenta acelerar visando o calendário de 2026. Além da ligação Areias-Imbiribeira, a prefeitura trabalha na conclusão da Ponte do Arruda, na Zona Norte, que deve ser entregue ainda em dezembro.

João Campos também já abriu o edital de licitação para Ponte Cordeiro-Casa Forte, lançado em outubro com valor estimado em R$ 180 milhões.