Governadora Raquel Lyra não cumpre meta de 300 cozinhas comunitárias até o fim de 2025, mas promete entregar todas até o fim de 2026
por Otávio Gaudêncio
Publicado em 20/01/2026, às 10h31 - Atualizado às 11h13
Governadora Raquel Lyra entrega nesta terça-feira (20) a 256ª Cozinha Comunitária de Pernambuco, em Santa Cruz do Capibaribe.
A unidade integra o programa Bom Prato, voltado ao combate à insegurança alimentar.
Governo reafirma meta de alcançar 300 cozinhas comunitárias até o fim de 2026.
Pernambuco tinha 55 cozinhas em 2022; desde 2023, já foram abertas 200 novas unidades.
Programa já serviu mais de 20,5 milhões de refeições a pessoas em vulnerabilidade social.
Cada cozinha oferece ao menos 200 refeições diárias encaminhadas via CRAS e CREAS.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), entregará nesta terça-feira (20), a 256ª unidade de Cozinha Comunitária no Estado. O momento está previsto para as 17h, na Avenida Maria Santina - 109, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado.
A iniciativa faz parte do programa Bom Prato. No ano passado, a governadora havia estipulado a meta de 300 cozinhas, mas não alcançou. Em 2026, Raquel Lyra reafirmou o compromisso de entregar a meta estabelecida até o fim deste ano.
Em 2022, o estado de Pernambuco contabilizava 55 cozinhas solidárias. Desde o início da gestão atual em 2023, 200 unidades já foram abertas. De acordo com dados do governo, devido ao projeto, mais de 20,5 milhões de refeições já foram servidas para pessoas em condições de vulnerabilidade social.
“As cozinhas comunitárias são essenciais no cuidado à população em situação de insegurança alimentar, garantindo comida de qualidade e dignidade no dia a dia”, destacou Felipe Medeiros, secretário Executivo de Combate à Fome.
Cada unidade oferece, no mínimo, 200 refeições diárias para pessoas encaminhadas pelos equipamentos da assistência social, como CRAS e CREAS. As cozinhas ficam sob gestão municipal, porém recebem aporte inicial de R$ 50 mil e R$ 20 mil de repasse mensal.
Na sexta-feira (16), o Governo de Pernambuco realizou a entrega das primeiras cozinhas comunitárias do ano de 2026. Casinhas e Bom Jardim foram os municípios beneficiados.
Na cidade de Casinhas, a nova instalação já é a terceira unidade da região. A cozinha foi instalada no Sítio Fundão de Baixo e recebeu o nome de Doroteia Severina da Conceição, moradora que viveu quase 100 anos dedicada à comunidade. O local funciona das 7h às 15h.
Já em Bom Jardim, a Cozinha Comunitária Natilde Félix de Moura Silva fica localizada na Vila Paraná, distrito de Bizarra. A homenagem celebra a trajetória de Natilde Félix, costureira e bordadeira que dedicou sua vida à família e à comunidade, sendo reconhecida pelo espírito solidário. Esta também é a terceira unidade do município.